x

O empresário e a contabilidade

08/12/2010 00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O empresário e a contabilidade

Hoje, com o mercado globalizado e a evolução tecnológica - destaque para a internet que tem acelerado o processo de comunicação entre pessoas, empresas e governo - está provocando uma mudança de comportamento das empresas. Claro que muitas, por serem de pequeno porte, tentarão segurar ao máximo a velha fórmula de ser empresa. Contudo, temos a certeza que é um caminho sem volta. Terão que se adaptar em menor tempo para manter-se no mercado. São muitas a mudanças que afetam diretamente as empresas, tais como: substituição tributária com os impostos municipais, estaduais e federais; SPED Fiscal e contábil; SPED folha de pagamento; entre outros.

O papel da empresa de contabilidade passa a ser de orientação, assessoria na tomada de decisão da empresa, interpretando os relatórios que são gerados pela mesma. São muitas as obrigações acessórias que as empresas devem cumprir junto aos órgãos do governo: DACON, DCTF, DIRF, IRPJ, DMOB, entre muitas outras; e que possuem multas altíssimas pela a entrega em atraso ou por não conter informações corretas. O empresário deve procurar por qualidade, escolhendo uma empresa de contabilidade que possa assegurar o bem estar de sua empresa, pois, o item menor preço na maioria das vezes não reflete em qualidade, deixando a empresa a mercê da sorte.

A busca de atualização e treinamento de funcionários e adequação às novas regras do mercado são pontos imprescindíveis que devem ser levados em conta na contratação de uma empresa de contabilidade. Sabemos que para o empresário essa mudança de atitude é muito difícil, visto que vem de décadas de trabalho considerando o serviço contábil apenas uma formalidade, esquecendo que esta atividade é responsável pelo bom funcionamento do coração da empresa, gerando relatórios para tomada de decisões e atendimento ao fisco. Vale ressaltar, como já citado, que a velocidade das informações está cada vez mais rápida, com isso, a cobrança das obrigações dos órgãos governamentais também.

Fonte: Portal Contábil SC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.