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Dec 2018
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Certificação garante qualidade na prestação de serviços

Programa é conectado com as diversas mudanças do setor e oferece às empresas participantes um processo de melhoria contínua para integrá-las ao mercado

23/09/2014 08:48

CONTABILIDADE CERTIFICADO

SÃO PAULO - Excelência na prestação de serviços. Este tem sido um dos desafios dos profissionais que atuam no setor contábil.  Por isso, diversos estados estão apostando na metodologia patenteada e já implantada em milhares de organizações contábeis por intermédio do Projeto Qualidade Necessária.

Afinal, nos últimos anos, a categoria tem ganhado destaque dentro das organizações e se tornou peça fundamental na tomada de decisões. No entanto, muitas ainda têm dificuldades em garantir a prestação de serviços com qualidade ou atuar de forma incisiva na formação dos seus colaboradores.

Foi pensando nisso que o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP)  lançou em 2005 o Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC), que tem como objetivo incentivar as práticas éticas, promover a formação continuada do setor e disseminar o conceito de excelência na prestação de serviços contábeis em todo o Estado.

O programa é resultante de uma parceria firmada com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o PQEC oferece às empresas de contabilidade que atendem todos os requisitos do programa e da norma, a certificação máxima da qualidade, ISO 9001.

O foco do programa é baseado no envolvimento das pessoas por métodos motivacionais, gerando mudanças de comportamento, criando e aperfeiçoando atividades, além de estimular o bom relacionamento no atendimento entre os clientes internos e externos. E, entre seus objetivos, está a criação de um diferencial de mercado para os associados que aderirem ao PQEC e ao PQEC+ISO, subordinando-se às suas normas, por meio da concessão de uso das logomarcas que identificam visualmente os programas, cujo uso é exclusivo dos seus participantes aprovados.

Pré-requisitos

Entre os pré-requisitos para conquistar o selo, o diretor financeiro do Sescon-SP, Valdemir Arnesi, destaca que a empresa contábil precisa ter pelo menos três anos de atividade no mercado, documentação em dia - não ter pendências financeiras, por exemplo - e estar vinculada ao Sescon-SP. Com isso, a empresa é admitida no programa e passa por um processo de aprendizado, com alvos de pontos que devem ser instituídos e colocados em prática. "Depois de um ano, ela é avaliada e, se atingir a pontuação, é certificada", explica o representante da entidade de São Paulo.

Quem já conseguiu obter o selo, destaca a importância de sua implementação. "Através do PQEC conseguimos proporcionar à nossa equipe uma capacitação profissional contínua, por meio de cursos periódicos, palestras e treinamentos. Além disso, nosso foco também sempre esteve voltado a manter uma tecnologia de ponta, que traga automatização e segurança, para ampliar a interação com os nossos clientes através de acesso a qualquer momento a sua base de dados, além de atender às mais diversas demandas relacionadas às legislações vigentes", analisa a diretora da Attend Assessoria, Consultoria e Auditoria, Dilma Rodrigues. A empresa tem o certificado desde 2008.

Para a diretora, o programa é um estimulador para que as empresas se aprimorem constantemente, já que para conquistá-lo é necessário cumprir uma série de requisitos e exigências. "Com o objetivo de colaborar no aprimoramento de seus controles, processos e mapeamentos, para desenvolver um trabalho com qualidade, zelo e em busca da excelência", complementa Dilma.

Benefícios

 A implantação de um Sistema da Gestão da Qualidade oferece, além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de vantagens para a empresa. Quem consegue obter o selo de qualidade alcança um aprimoramento dos processos internos e da estrutura e recebe capacitação e atualização profissional. Isto porque entre os benefícios estão: o aumento do nível de organização interna da empresa; a possibilidade de conhecer e melhorar os processos importantes para a conformidade do serviço; avanço no controle da direção e da produtividade; melhorias na transferência interna de conhecimentos e desenvolvimento de competências o que gera redução dos custos com retrabalho; aumento da competitividade, com custo mais baixo. Estes fatores proporcionam uma melhoria contínua nos serviços prestados, o que se transforma em diferencial de mercado para estes escritórios de contabilidade.

Manutenção

Tão importante quanto conseguir ter o selo de qualidade é conseguir mantê-lo, já que constantemente a empresa é avaliada para testar se o comprometimento e o padrão de qualidade são mantidos. Para este processo, o escritório certificado deve encaminhar para a secretaria do PQEC o requerimento de manutenção relativo ao seu módulo no programa e cumprir pontuação mínima prevista no quadro de requisitos.

Empresas certificadas

De acordo com dados do mercado, apenas 13% das organizações contábeis brasileiras são certificadas por algum programa de qualidade.

No Estado de São Paulo, no ano em que o programa foi criado, cerca de 134 empresas receberam a certificação. Atualmente, 457 empresas contábeis têm o selo de qualidade. Montante ainda pequeno, se considerar que o Estado de São Paulo tem, hoje, aproximadamente 20 mil escritórios de contabilidade, mas também um indicador de que a busca pela qualificação profissional está cada vez mais presente no cotidiano destes escritório. "Vemos um aumento constante no número de empresas que buscam a certificação. Cresce cerca de 20% a cada ano", destaca o diretor financeiro do Sescon-SP.

É bom saber: 

PQEC - O Programa de Qualidade de Empresas Contábeis do Sescon-SP existe desde 2005 e tem o objetivo de promover a formação continuada das empresas.

Estados - Além de São Paulo, outros estados também apresentam selo de qualidade, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul .

ISO 9001 - Tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento. 

Por Gilmara Santos

Fonte: DCI-SP

Enviado por

Josefina do Nascimento Pinto

Trabalhou por quase 20 anos em escritório contábil Fundadora do blog Siga o Fisco Consultora tributária, Palestrante, Influenciadora Digital, instrutora de cursos de ICMS, ICMS-ST, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional (tributos indiretos) www.sigaofisco.com.br

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