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Sebrae-SP lança loja conceito para suprir demanda por capacitação

A loja, onde consultores explicarão conceitos de visual merchandising e administração aos lojistas, fica no Brás, tradicional bairro no comércio de confecção que abriga nove mil empresas

28/10/2014 08:43

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Sebrae-SP lança loja conceito para suprir demanda por capacitação

São Paulo - Foi inaugurada ontem a primeira loja conceito do Sebrae-SP, no Brás, bairro da região central de São Paulo. O espaço receberá cursos de capacitação de lojistas, uma demanda que, segundo o diretor técnico do Sebrae-SP Ivan Hussni, cresce a cada ano.

"Só em nosso programa voltado para o setor já foram atendidas mais de 12 mil empresas. Criamos um espaço destinado ao lojista, para utilização dos empreendedores e empresários, em capacitações com foco na área do varejo de moda. Queremos que esse espaço seja um centro de formação para pequenos negócios e colaboradores da instituição", afirma o diretor.

Negócios da Moda

A loja conceito faz parte do Programa Negócios da Moda, que reúne ações para empreendedores do comércio varejista. A loja Negócios da Moda tem 129 m² e funciona dentro do Ponto de Atendimento do Sebrae na região. Com a inauguração, a sede no Brás passa a ser o primeiro Ponto de Atendimento Temático em São Paulo.

"Esse é primeiro ponto de atendimento (PA) temático do Sebrae-SP na capital, e o segundo no Estado. O primeiro, inaugurado em Sorocaba, é o PA Tecnolounge, criado para levar orientação personalizada a empresas com foco em inovação e tecnologia, além das startups, que funciona desde abril dentro de uma incubadora de empresas e já realizou mais de 300 atendimentos. O modelo de atendimento personalizado está totalmente alinhado com a nossa estratégia de aproximação do cliente e reforça nossa presença em todo o Estado", afirma Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.

Visitas monitoradas

Nesse ponto, que oferece soluções de gestão empresarial e inovação, será possível ter toda a orientação necessária para a montagem e gestão de uma loja, com aulas práticas e consultoria de especialistas do Sebrae-SP em gestão de varejo. A ideia da loja conceito é organizar visitas monitoradas para lojistas. Consultores explicarão, na prática, os principais conceitos de visual merchandising e administração de lojas, independentemente do estágio da empresa.

O programa da loja conceito contempla palestras e workshops em todo o Estado, além da Loja Modelo Itinerante, que já esteve em 30 municípios e realizou mais de 3 mil atendimentos a empresas, em visitas guiadas pelos consultores do Sebrae.

"A nossa ideia é que esse novo espaço permita a transferência de tecnologia para o pequeno varejo, com um formato inovador composto de aulas práticas e orientações técnicas. A loja não comercializará nenhuma mercadoria. Servirá apenas como modelo para os varejistas, funcionando de forma flexível e atualizada, sendo abastecida com produtos e serviços do Sebrae-SP e produtos dos parceiros (vestuário feminino, masculino e infantil, calçados e acessórios de moda) e empresas que atuam no segmento", explica o gerente do Sebrae-SP na zona leste, Joaquim Batista Xavier Filho.

Região do Brás

A região do Brás é conhecido pelo tradicional comércio e pela concentração do varejo de confecções, um dos maiores do Brasil. O bairro abriga cerca de nove mil empresas formais relacionadas à cadeia produtiva de confecção e é conhecido como Polo de Moda, onde boa parte do comerciantes do país se abastecem.

Segundo dados da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), circulam pela região uma média de 300 mil pessoas por dia, um intenso fluxo de consumidores e pequenos varejistas de confecção. Na época de festas de final de ano, esse número tende a aumentar, o que torna a inauguração da loja conceito estratégica.

O ponto de atendimento temático do Brás e a loja conceito ficam na Rua Conselheiro Belisário, 141, Brás, e funcionarão a partir de hoje. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Além do atendimento específico, a unidade também faz atendimento às empresas em geral do comércio, indústria e serviços. A expectativa é que de 70% a 80% da demanda será de empreendimentos ligados ao varejo de confecções.

Fonte: DCI-SP

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