x

Número de falências de empresas é o menor para o mês desde 2005

O número de falências decretadas em janeiro atingiu o menor patamar para o mês desde 2005, segundo dados divulgados pela Serasa Experian nesta sexta-feira (4).Em

04/02/2011 17:51:51

1,3 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

O número de falências decretadas em janeiro atingiu o menor patamar para o mês desde 2005, segundo dados divulgados pela Serasa Experian nesta sexta-feira (4).

Em geral, 41 falências foram decretadas no período, número 22,64% menor que o registrado no mês anterior, quando ocorreram 53 decretos. Durante janeiro, 35 decretos foram de micro e pequenas empresas, 2 de médias e 4 de grandes empresas.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a economia aquecida em 2010 determinou, em janeiro deste ano, o menor volume de falências decretadas no primeiro mês desde 2005. As estatísticas de janeiro se referem aos processos iniciados no ano passado.

Requerimentos

Quanto ao processo de falências requeridas, o indicador constatou aumento em janeiro deste ano (131 requerimentos), frente a dezembro de 2010 (124 requerimentos).

Nesse quesito, as MPEs foram responsáveis por 89 pedidos; as médias empresas por 32; e as grandes empresas por 10 requerimentos.

Os economistas da Serasa Experian lembram que, com os impactos da crise global, os requerimentos de falência passaram a ser usados como instrumento de cobrança.

Dessa forma, o crescimento na comparação com o mês anterior se refere às compras junto aos fornecedores, principalmente para o Natal, e não pagas.

Recuperações

No mês passado, os pedidos de recuperação judicial caíram 28,13%, passando de 32, verificados em dezembro, para 23 um mês depois. Desse total, 21 requerimentos foram de MPEs.

Na comparação anual, janeiro do ano passado registrou 45 requerimentos de recuperação judicial, queda ainda mais acentuada, de 48,89%. Na época, as MPE registraram sozinhas 29 pedidos.

Com relação às recuperações judiciais deferidas, foram 20 em janeiro, contra 21 em dezembro. Na comparação anual, janeiro do ano passado registrou 37 concessões, alta de 85%.

No último mês, houve 3 pedidos de recuperação extrajudicial e 20 recuperações judiciais foram concedidas.

Fonte: Infomoney

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.