- As empresas têm discutido cada vez mais sobre a retenção de sua mão de obra, seja ela especializada ou não. Perder um funcionário e contratar um novo, além de custoso, demanda um esforço de vários departamentos no sentido de treinar um novo profissional - além de toda a questão da integração, clima e satisfação do mesmo. Não existe fórmula secreta, existem, sim, várias ações para garantir aquele profissional na empresa.
Coisas simples, como implantar uma biblioteca numa empresa de Call Center, ou mesmo, aumentar os benefícios, são atitudes cada vez mais comuns. Afinal, o tempo perdido com a abertura de uma nova vaga, a colocação do anúncio, a seleção e o treinamento são levados cada vez mais em conta. Descobriu-se há algum tempo a importância de um fator muitas vezes esquecido pelos recrutadores e pelos diretores/presidentes das empresas: a distância de casa até o trabalho.
Com a geolocalização, indicando candidatos mais próximos da empresa, é possível melhorar a retenção da mão de obra operacional em até duas vezes. Com o trânsito limitador de São Paulo e de outros grandes centros do Brasil, muitos profissionais de áreas operacionais têm optado por vagas próximas de suas residências. Essa é uma das principais vantagens da nossa ferramenta: oferecer profissionais que residam a uma média de 4 km do local de trabalho.
Mais de 80% dos contratados via nossa ferramenta, por exemplo, permanecem no trabalho por mais de seis meses. Quando a empresa é mais distante da residência, como ocorre quando as empresas contratam por meios tradicionais de recrutamento, essa taxa cai para 60%.
A demanda por mão de obra operacional no Brasil é elevada, principalmente, devido à alta rotatividade no país (cerca de 40% por ano). Sendo assim, o processo tradicional de recrutamento e seleção não consegue atender a todo esse volume de forma rápida e eficiente.
Fonte: DCI-SP