x

Mantega: inflação vai desacelerar nos próximos meses

08/02/2011 14:46

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mantega: inflação vai desacelerar nos próximos meses

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que a inflação pelo IPCA mais alta em janeiro já era esperada mas que a tendência é de arrefecimento nos próximos meses.

Ele ressaltou que a aceleração no mês passado decorreu principalmente da pressão de commodities, transporte e educação. Esse último item costuma impactar alguns índices de inflação em janeiro, enquanto a metodologia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) faz com que essa pressão seja sentida mais fortemente apenas em fevereiro.

"A tendência é de arrefecer essa inflação... transportes a partir de março, abril, caem", disse Mantega a jornalistas, acrescentando que a pressão proveniente de educação também desaparece nos próximos meses.

O IPCA subiu 0,83 por cento em janeiro, após alta de 0,63 por cento em dezembro. A taxa foi similar à de novembro do ano passado e a maior desde abril de 2005. A mediana das previsões dos analistas era de uma alta de 0,80 por cento.

Questionado sobre matéria do jornal Folha de S.Paulo, que diz que o governo estaria estudando elevar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) das compras no exterior com cartão de crédito para 4 por cento, Mantega respondeu apenas que "ninguém pensou em nada".


Fonte: Isabel Versiani - UOL

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.