x

Cenário internacional de excessiva liquidez requer cautela, diz diretor do BC

21/02/2011 17:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cenário internacional de excessiva liquidez requer cautela, diz diretor do BC

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Luiz Pereira, disse hoje (21) que o atual cenário internacional, de excessiva liquidez e fluxo de capitais para economias emergentes, requer “vigilância dos reguladores e cautela dos agentes privados”. A afirmação foi feita durante evento no Rio de Janeiro.

Pereira explicou que o excessivo fluxo de capitais pode gerar danos à estabilidade financeira dos países, mas garantiu que o órgão regulador está atento. “A regulação prudencial aplicada ao sistema financeiro nacional é rigorosa, inclusive em relação à adotada pela maioria dos países. Esse rigor permeia todo o nosso sistema regulatório”, afirmou.

Segundo Pereira, o BC também tem preocupações em relação a uma possível expansão excessiva do crédito no país. O diretor do banco disse que o fluxo de capitais externos vêm propiciando um aumento “não tão saudável” do crédito. “Com isso, há o risco de propiciar o surgimento de bolhas e de distorções nos preços de ativos domésticos e, inclusive, na taxa de câmbio”, disse.

Pereira informou que, desde dezembro do ano passado, o BC vem adotando medidas para garantir a “solvência, solidez e estabilidade” do sistema financeiro nacional. “No caso do segmento do crédito, identificamos a necessidade apenas de mitigar riscos em algumas modalidade de crédito ao consumo”, disse.

Edição: Vinicius Doria

Fonte: Agência Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.