x

Oposição quer votar veto a reajuste do IR antes de analisar Orçamento

Veto presidencial feito à correção em 6,5% da tabela do Imposto de Renda passa a trancar a pauta nesta quarta-feira. Ainda não foi marcada, no entanto, a próxima sessão do Congresso para votar vetos.

04/03/2015 08:05:41

1,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A sessão do Congresso Nacional desta terça-feira (3) foi encerrada pouco depois de aberta, sem nenhuma votação. Estavam na pauta um projeto de resolução que altera a forma de análise de vetos presidenciais; quatro vetos presidenciais que trancam os trabalhos; e a proposta orçamentária de 2015.

Era interesse da oposição impedir essas análises nesta terça pois, a partir desta quarta-feira, o veto presidencial feito à correção em 6,5% da tabela do Imposto de Renda passa a trancar a pauta e precisará ser votado antes da análise do Orçamento.

Segundo o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), é importante votar o veto do Imposto de Renda o mais rapidamente possível.

Quanto à sessão que acabou encerrada, o deputado a classificou de "sessão fantasma". "Tem sido frequente a realização de sessões do Congresso que se iniciam sem observar o Regimento da Casa, que é claro ao determinar que haja um quórum mínimo de senadores e deputados. Esta sessão do Congresso se iniciou sem ter sequer um senador presente. Isso é uma afronta à Constituição e um desrespeito à Câmara”, disse Domingos Sávio.

O 1º vice-presidente do Congresso, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), iniciou a sessão desta terça-feira enquanto a sessão do Senado Federal ainda estava em andamento, o que levou a questionamentos por parte da oposição, que argumentava também que não havia senadores em plenário. Em seguida aos questionamentos, Waldir Maranhão encerrou a sessão.

Adiamento do Orçamento
O deputado Silvio Costa (PSC-PE) considerou irresponsável o adiamento da análise do Orçamento. "Eu lamento a irresponsabilidade pública de parte do Congresso Nacional. Isso é trabalhar contra o País. Todos os países do mundo passam por situações difíceis, o Brasil vive um momento em que tem problema de fluxo de caixa, nós precisamos votar o Orçamento, fazer o ajuste fiscal, e não dá para ficar brincando aqui com esse tipo de irresponsabilidade", disse.

A sessão do Congresso Nacional foi encerrada sem que outra fosse convocada.

Íntegra da proposta:

 

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara Notícias

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>