x

A hora certa do Brasil

Raramente todos os relógios do País estão marcando a mesma hora, mas o que é mais difícil de responder é: qual das horas é a correta? O horário de Brasília,

24/02/2011 11:08:24

1,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Raramente todos os relógios do País estão marcando a mesma hora, mas o que é mais difícil de responder é: qual das horas é a correta? O horário de Brasília, dirão os mais afobados. Mas onde está o relógio que rege todos os outros do Brasil? Quem acerta esse relógio quando há alterações, como no caso do horário de verão?

Todas essas informações - e muitas outras - estão concentradas em um prédio no bairro carioca de São Cristóvão. É lá que está localizado o Observatório Nacional, uma das unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Dividido em três grandes áreas de pesquisa - Astronomia e Astrofísica, Geofísica e Tempo e Frequência - o órgão tem um departamento específico incumbido de gerar, distribuir e conservar a HLB (Hora Legal Brasileira), conforme a Lei n° 2.784, de 18 de junho de 1913. Criado nos tempos do Império, em 1950, o Observatório Nacional se tornou responsável pela padronização de referência nacional das grandezas de tempo e frequência. O órgão dá apoio às atividades de acreditação de laboratórios por parte do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).

O tão famoso horário oficial de Brasília é marcado por oito relógios atômicos que ficam em uma espécie de porão, abaixo do nível da rua, sob o prédio do observatório, no Rio de Janeiro. "O subsolo é um local mais resguardado de mudanças de temperatura e influências eletromagnéticas", explicou o tecnologista sênior da Divisão do Serviço da Hora, José Luiz Machado Kronenberg. "Tendo como resultado um algoritmo (uma espécie de média), temos o chamado ‘pulso por segundo'' - o ponteirinho pequeno do relógio."

Kronenberg explicou que o relógio atômico usa como referência a transição de nível quântico, ou do nível atômico, chamada de transição hiperfina. "A referência são átomos de césio e de hidrogênio - um elemento muito estável e, por isso, usado como padrão mundial." Segundo dados do Observatório Nacional, o Maser de hidrogênio é atualmente o equipamento de mais alta precisão de geração de tempo da América do Sul, não adiantando ou atrasando mais que um segundo a cada 10 milhões de anos.

Quem quiser acertar os relógios, pode fazê-lo pelo site do Observatório Nacional (http://www.on.br). Na parte superior do site, é só clicar em serviços e depois na última opção: ‘Metrologia em Tempo e Frequência''. Na tela que vai abrir, específica sobre o Serviço de Divisão da Hora, é só clicar na terceira opção do lado esquerdo, ‘Acerte seu relógio''. O horário mostrado é a Hora Legal Brasileira, ou Hora Oficial de Brasília.

No site há disponíveis os três fusos horários que vigoram atualmente no Brasil. Depois de carregada a página na web, inicia-se a Hora Falada, correspondente à Hora Oficial de Brasília. O horário é repetido de dez em dez segundos.


Fonte: Diario do Grande ABC

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.