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Para 58% dos brasileiros, 2015 não é um bom ano para empreender

O resultado foi obtido através de uma pesquisa com 2119 pessoas, entre 18 e 64 anos, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Brasília e Recife

24/04/2015 14:13

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Para 58% dos brasileiros, 2015 não é um bom ano para empreender

A cada dia, centenas de novas empresas e startups são abertas no Brasil. Afinal, o que não falta por aqui são ideias e vontade de empreender. Desde 2013, já somos visto como um dos melhores países no quesito desempenho no ranking mundial de empreendedorismo entre os Brics (Brasil, Rússia, índia, China e Africa do Sul), o que também nos deixa na briga com países como os Estados Unidos e Reino Unido.

No entanto, diante do atual cenário da economia em 2015, uma perguntam tem sido feita por milhares de empresários e possíveis futuros investidores: este é um bom ano para investir em um novo negócio?

Buscando essa resposta, o PiniOn, plataforma mobile que reúne a opinião dos usuários sobre determinado tema, realizou uma pesquisa com 2119 pessoas, entre 18 e 64 anos, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Brasília e Recife.

A resposta? 58% dos respondentes não acreditam que esse seja o ano para empreender. Segundo os resultados do ano passado, 23% acreditam que o ano de 2014 foi mais fácil para novos negócios e 54% acredita que os dois anos serão igualmente difíceis. A cidade de São Paulo revela-se a mais pessimista: 64% não acredita que será um bom ano. Do outro lado, no entanto, Salvador aparece bastante otimista, com 59% das respostas bem positivas.

Confira abaixo os outros principais resultados obtidos através dessa pesquisa:

Principais desafios:

48% alta competitividade do mercado
38% dificuldades geradas pelo cenário econômico nacional e internacional
Porte das cidades que prosperam os empreendimentos:
50% em cidades de médio porte;
30% em cidades grandes
20% em cidades pequenas.
25% dos respondentes já possuem um negócio próprio, sendo que as proporções são praticamente as mesmas em todas as cidades, apenas Curitiba é levemente destacada, com 33% dos respondentes; dos que já possuem empresas, 94% são de pequeno porte e foram abertas há menos de 5 anos (43%).

Entre os que não possuem negócio próprio:

80% têm o desejo de empreender;
Recife se destaca pelo potencial empreendedor: dentre os que não possuem negócio próprio, 92% desejam empreender.

Perfil do empreendedor:

52% têm entre 25 e 34 anos;
26% têm entre 18 e 24 anos;
50% mulheres e 51% homens;

Salvador é a cidade onde se encontra a maior proporção de jovens empreendedores, sendo 84% entre 18 e 34 anos. Além disso, a cidade também se destaca pela maior proporção de empreendedores mais velhos: 6% das pessoas têm 45 anos ou mais.

Planos:

51% pretendem abrir um negócio próprio entre 1 e 5 anos;
25% de 6 a 10 anos;
7% em menos de 1 ano;
12% não tem planejamento definido.

PMEs:

77% das pessoas pretendem abrir uma empresa pequena com até 19 funcionários.
Motivos para empreender:
58% independência financeira;
16% oportunidade de crescimento profissional;
7% por ideias inovadoras;
7% pelo ideal da empresa;
4% solução para a dificuldade em lidar com estruturas hierárquicas de empresas existentes.
Áreas e setores mais buscados:
40% no comércio;
35% serviços;
10% tecnologia.

O setor de tecnologia aparece entre os que mais devem ter sucesso em 2015: 36% das respostas. Já para a área de serviços, o índice apontou um número menor, de 31%.A maior parte acredita que não será um bom ano para o setor da indústria (41%), 20% não acredita no comércio e 14% avaliam o agronegócio como um setor problemático para o ano.

Fonte: Portal Administradores

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