A nova rotina trará um grande impacto para os escritórios de contabilidade, mas, no longo prazo, trará mais agilidade, diminuição do número de documentos arquivados e um controle maior sobre as informações trabalhistas. O eSocial ainda está na fase inicial, portanto, não é possível acessar o sistema e ver, na prática, como ele vai funcionar. O que se sabe é que, provavelmente até 2016 segundo cronogramas extraoficiais, todas as empresas terão que se adequar. Neste artigo vamos falar sobre os principais impactos do eSocial para a sua equipe contábil. Confira!
Estrutura tecnológica
A grande tendência do governo é levar os processos burocráticos para o mundo digital — o que é uma ótima ideia — mas, para isso, será necessária uma adequação por parte dos escritórios contábeis em relação à infraestrutura de redes, servidores, velocidade de internet e segurança. Os mais de 80 mil escritórios de contabilidade em todo o Brasil irão, juntos, transmitir um enorme volume de informações via internet e a adaptação vai muito além das possibilidades de cada um: o país precisa de uma modernização na transmissão de dados para que essa revolução digital aconteça não só na área contábil.
Troca de informações
Esse é o ponto mais delicado do eSocial na rotina do escritório contábil. A maioria dos mais de 10 milhões de empregadores tem suas folhas de pagamento processadas por organizações contábeis, segundo dados da Receita Federal. A troca de informações entre os contadores e as empresas precisará ser muito alinhada para manter a conformidade nos processos, evitando penalidades, e esse é um grande desafio. Utilizar sistemas eficazes para garantir a fluidez nas informações e também para manter os arquivos em ordem será fundamental.
Prazos mais justos
Um outro impacto do eSocial será na agilidade da transmissão dos relatórios dentro do sistema do governo. Muitos eventos, tais como contratações e rescisões deverão ser informadas diariamente, com risco de penalidades para a empresa que não cumprir com a determinação. A folha de pagamento, por exemplo, deverá ser informada até o dia 7 do mês subsequente, assim como alterações de salário, que deverão ser informadas já no dia seguinte ao evento.
Sem dúvidas, o dia a dia do seu escritório contábil será afetado porque precisará ter as informações sempre à mão, mas, por outro lado, facilitará a transmissão de relatórios, diminuindo o backlog contábil.
Análise de riscos
Com a chegada do eSocial, é fundamental um exame tributário, previdenciário e trabalhista, visando reduzir ou eliminar eventuais riscos para a empresa e o contador responsável.
Mais do que mudar a rotina de um escritório contábil, o eSocial vai transformar o relacionamento entre empresa e contador, exigindo rapidez, transparência e clareza de informações. Será uma mudança cultural e tecnológica que obrigará a utilização cada vez maior, e mais frequente, de sistemas de gestão contábil.
Fonte: Blog Sage