x

7 dicas para ficar em dia com os tributos

Uma das dicas é quase uma regra: toda empresa deve ter um contador.

23/06/2015 13:28

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
7 dicas para ficar em dia com os tributos

Todo pequeno empresário sabe: tomar conta do próprio negócio exige dedicação integral. Criar, administrar, vender, planejar... e, além de tudo, é preciso ficar de olho nos impostos. “O empresário da pequena empresa deve ter uma compreensão maior do negócio do que o gestor de uma grande empresa, que conta com uma equipe de especialistas. O dono do pequeno negócio faz tudo sozinho, é o regente de uma orquestra”, afirma Paulo Melchor, consultor jurídico do Sebrae Nacional.

A seguir Melchor dá sete dicas para as micro e pequenas empresas ficarem em dia com os impostos:
1) Todas as empresas devem ter um contador, não se deve economizar na contratação desse profissional. Mesmo que o empresário seja formado em contabilidade, não sugiro que ele atue como contador e dono da empresa ao mesmo tempo. Ou você gerencia uma coisa, ou outra.

2) O pequeno empresário deve acompanhar de perto o trabalho da empresa de contabilidade, não pode transferir as responsabilidades fiscais para o contador. Caso aconteça algum problema relacionado aos tributos, quem responde é a empresa.

3) Quem deve fazer o pagamento dos impostos é o empresário, o contador apenas emite as guias. A obrigação é da empresa.

4) Peça para seu contador produzir uma agenda tributária com as datas de pagamento dos impostos.

5) Se, por algum motivo, você deixou de pagar seus tributos, regularize o pagamento das dívidas o quanto antes para evitar juros e multas. Fique também atento aos planos de parcelamento oferecidos pela Receita.

6) Se a sua empresa tem débitos atrasados com a Receita e for notificada, você deve quitar imediatamente o que deve. Caso você não regularize a situação após a notificação, sua empresa poderá ser excluída do Supersimples - e, automaticamente, passar a pagar uma carga muito mais alta de impostos.

7) A inadimplência deve ser sempre analisada. Se você não está conseguindo ficar em dia com os tributos é preciso entender os motivos: é apenas uma situção momentânea? A formação de preço dos produtos ou serviços está errada? Seu custo está muito alto? Lembre-se: o pagamento dos impostos deve estar previsto na contabilidade, tem que estar embutido nos custos da empresa.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade