x

Site oferece serviço gratuito para declarar o IR sobre investimentos na Bolsa

17/03/2011 16:50:22

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Site oferece serviço gratuito para declarar o IR sobre investimentos na Bolsa

Com o crescimento do número de investidores na bolsa, crescem juntas as dúvidas sobre como a declaração de ações e outros tipos de investimento deve ser feita. Diferentemente de outros tipos de rendimento, o investimento em ações tem um série de regras próprias que dificulta a apuração.

Nem mesmo com auxílio profissional de contadores, declarar o imposto de renda é fácil. No caso específico de quem investe em ações, a preocupação duplica pois a regulamentação possui alguns detalhes que, às vezes, passam despercebidos pelo cidadão.

“Os investidores acham que já estão quites com a Receita ao reter o imposto durante a operação, o que é feito pela corretora”, afirma Frederico Fernando Cea Skwara, fundador do portal Bússola do Investidor. “Mas, na maioria dos casos, essa é uma pequena parte do valor total que deve ser recolhido. E quem sabe disso tem dificuldade para calcular, pois há várias regras de acordo com o tipo e o valor do investimento.”

Por exemplo, há isenção de impostos para quem vende até R$ 20 mil por mês, as despesas podem ser deduzidas do lucro e as perdas compensadas de um mês para outro, etc. O site Bussola do Investidor é um serviço de apoio ao pequeno e médio investidor que oferece uma ferramenta completa para o cálculo desse imposto de renda, permitindo inclusive a emissão da DARF online.

O usuário pode cadastrar as suas operações e a corretora manualmente no site ou por meio do serviço pago Bússola PRO (R$ 7,50 ao mês), fazendo a importação dos dados utilizando a nota de corretagem fornecida pela própria corretora.

O serviço calcula o preço médio de cada ação, a corretagem e outras taxas e gera a DARF para o pagamento mensal. Tudo de acordo com as Instruções Normativas 25/2001 e 487/04, que definem o imposto de renda devido sobre os ganhos líquidos em operações realizadas em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas do Brasil.

Diferentemente dos serviços que algumas corretoras já oferecem para apurar o imposto do cliente, a Calculadora de IR oferecida pelo portal oferece a possibilidade de se trabalhar com mais de uma corretora ao mesmo tempo, além de proporcionar uma visão geral da carteira do cliente, com cotações, lucro atual, risco e outros dados importantes para quem investe.

Os assinantes do Bússola PRO ainda podem montar o relatório completo para a declaração anual, numa tela igual à do programa de declaração da Receita Federal. Para mais informações, acesse http://www.bussoladoinvestidor.com.br


Fonte: Contabilidade na TV

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.