A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) realiza neste domingo (20) a segunda edição de 2015 do Exame de Suficiência. A aprovação no exame é condição indispensável para obtenção do registro profissional. A prova será aplicada em todos os Estados e no Distrito Federal.
O Exame de Suficiência foi instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 2010 e tem como objetivo aferir o conhecimento mínimo para o pleno exercício da profissão. “A função da contabilidade é zelar pela sociedade. Para que isso ocorra efetivamente, precisamos garantir que o profissional tenha o conhecimento necessário para o desempenho de suas atividades”, explica José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC.
As provas são elaboradas por uma comissão composta por oito professores, alguns com dedicação exclusiva ao magistério e outros que também atuam no mercado. As provas levam cerca de um ano para ser elaboradas e abordam temas relativos à contabilidade geral; contabilidade de custos; contabilidade aplicada ao setor público; contabilidade gerencial; controladoria; noções de direito e legislação aplicada; matemática financeira e estatística; teoria da contabilidade; legislação e ética profissional; princípios da contabilidade e normas brasileiras de contabilidade; auditoria contábil; perícia contábil, e língua portuguesa aplicada. Contabilidade geral e princípios da contabilidade e normas brasileiras da contabilidade representam cerca de 40% do exame.
O professor Oscar Lopes, integrante da comissão que elabora as questões do Exame de Suficiência, sugere que esta semana os participantes descansem, mas revisem as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) que sofreram alterações no fim de 2014. “É bom reler as NBCs alteradas porque elas podem ter sofrido mudanças de fundamento, e assim estarão diferentes de quando eles as viram no curso”, explica Lopes. Ele recomenda que, para o dia do certame, os alunos tenham tranquilidade. “Se o participante usar bem o tempo e ler atentamente, fará uma boa prova. Não há nada lá que não tenha sido visto durante o curso.” As normas alteradas no fim de 2014 foram as NBC TG 04, 05, 10,15, 22, 25, 26, 27, 28, 33, 38, 39 e 46, a ITG 20 e 19 e a CTG 07. Os textos atualizados podem ser conferidos em www.cfc.org.br/sisweb/sre/Default.aspx.
A prova será realizada em 126 municípios. O Estado de São Paulo tem o maior número de inscritos, onde são esperados 8.799 participantes, em 19 municípios. Rio Grande do Sul e Minas Gerais realizarão provas em 13 cidades.
Domingo (20/9), o candidato deverá comparecer ao local de prova levando documento com foto, comprovante de inscrição, caneta azul ou preta. As provas começam às 9h30, horário de Brasília, e têm duração de quatro horas. O candidato pode conferir o local em que vai realizar o certame no sistema de inscrição, no site da FBC (www.fbc.org.br) ou no do CFC (www.cfc.org.br). Essas informações estão disponíveis desde o dia 8 de setembro.
Sobre o CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar normas brasileiras de contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho conta com um representante em cada Estado e no Distrito Federal. Atualmente, existem mais de 520 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.
Fonte: RP1 Comunicação