x

Marfrig lucra R$62 mi no 4o tri; encerra aquisições

A companhia de alimentos Marfrig, dona da marca Seara, registrou lucro líquido de 62,4 milhões de reais no quarto trimestre de 2010, aumento de 41,3 por cento

31/03/2011 11:09:55

1,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A companhia de alimentos Marfrig, dona da marca Seara, registrou lucro líquido de 62,4 milhões de reais no quarto trimestre de 2010, aumento de 41,3 por cento ante igual período anterior.

A empresa, segunda maior exportadora de aves e suínos do Brasil, atrás da Brasil Foods, informou em teleconferência para divulgar os resultados financeiros que encerrou o ciclo de aquisições de empresas e que pretende priorizar a busca de sinergias e o crescimento orgânico em 2011.

Outra grande companhia do setor, a JBS, já havia informado nesta semana que estava finalizando ciclo de aquisições e que buscaria avançar em integração de operações, visando garantir um adequado retorno aos acionistas.

As companhias de carnes brasileiras passaram por um forte crescimento nos últimos anos, principalmente JBS e Marfrig, levando operações para a América Latina e os Estados Unidos.

O Marfrig concluiu em 2010 as aquisições da Seara, comprada da gigante norte-americana Cargill, e da Keystone Foods, também dos Estados Unidos, uma das principais fornecedoras globais para a rede McDonald's.

Ao todo, a empresa fez 40 aquisições em um período de quatro anos, reunindo agora 151 unidades em 22 países.

"Nós finalizamos a parte estratégica das aquisições. Neste ano estamos focados em captar sinergias do negócio e também em crescer organicamente", afirmou o presidente-executivo do grupo, Marcos Antonio Molina dos Santos.

Com o pagamento da compra da Keystone Foods ocorrendo no quarto trimestre do ano passado, o endividamento líquido da companhia foi a 5,3 bilhões de reais, ante 2,8 bilhões ao final do terceiro trimestre de 2010.

"Nosso caixa hoje é 36 por cento maior que todo o endividamento de curto prazo. Estamos em uma situação confortável", afirmou o diretor de relações com investidores, Ricardo Florence dos Santos.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) fechou os três últimos meses de 2010 em 572,9 milhões de reais ante 149,4 milhões um ano antes. A margem no período passou de 5,8 para 10,8 por cento.

MATÉRIAS-PRIMAS

A companhia acredita que 2011 marca um novo nível nos custos das matérias-primas mais utilizadas, como os grãos.

"Para este ano efetivamente temos um novo patamar, bem mais alto que em 2010, mas depois vemos alguma estabilidade", afirmou Mayr Bonassi, diretor geral da unidade Seara Alimentos, responsável pelo processamento de aves e suínos.

Ele acredita que o preço do milho deverá ficar entre 6 e 7 dólares por bushel em Chicago neste ano, e vê a soja variando entre 13 e 14 dólares por bushel, "com exceção de algum pico motivado por estresse climático".

Bonassi enxerga, no entanto, um potencial para queda nestes níveis de preço mais para frente, no final de 2012 ou 2013, quando os elevados níveis de preço terão motivado um aumento da oferta de grãos por parte dos principais produtores.

Por Marcelo Teixeira

Fonte: Reuters

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>