x

Cresce preocupação de empresas do Brasil com burocracia e mão de obra

A burocracia e a falta de mão de obra qualificada são os fatores que mais limitam a capacidade das empresas brasileiras de crescer e expandir os negócios. Segundo

19/04/2011 09:08:37

1,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A burocracia e a falta de mão de obra qualificada são os fatores que mais limitam a capacidade das empresas brasileiras de crescer e expandir os negócios.

Segundo levantamento da consultoria Grant Thornton, a parcela de empresários que apontam como entrave o excesso de regulamentação cresceu 15% este ano, para 52%, enquanto a dificuldade para contratar aumentou em 19% com relação a 2010, para 49%.

Na pesquisa, feita com 11 mil empresas em 39 países, o Brasil aparece em segundo lugar na lista dos empresários mais preocupados com a burocracia, atrás apenas da Polônia. O problema também é o mais apontado por executivos da União Europeia e do Grupo dos Sete (G-7) países mais ricos do mundo.

Já para todos os países dos BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), assim como para a América Latina, o fator mais apontado como obstáculo ao crescimento foi a disponibilidade de mão de obra qualificada.

Entre os itens pesquisados, o que menos preocupa os empresários brasileiros é a queda na demanda, apontada apenas por 10% dos entrevistados.

O custo de um financiamento é um entrave para 28% deles, a infraestrutura de transportes e a escassez de capital de giro são apontadas por 25% cada, a escassez de financiamento de longo prazo por 20% e a infraestrutura de tecnologia de informação por 16%.

Fonte: Olhar Direto / MT

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.