x

IR 2011: último dia para declarar. Tenha um Plano B para evitar problemas

29/04/2011 10:29:27

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IR 2011: último dia para declarar. Tenha um Plano B para evitar problemas

O que fazer, então, se o prazo está se esgotando?

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda se encerra nesta sexta-feira (29). Como acontece todos os anos, muitos contribuintes deixaram para a última hora para prestar as contas com o leão.

O preenchimento da declaração pela web pode ter acomodado as pessoas, que acabam prorrogando o cumprimento dessa obrigação até o último momento. Esse é o seu caso?

Congestionamento

Com tanta gente acessando o site da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br) ao mesmo tempo, muitos contribuintes correm o risco de encontrar a página congestionada e de não conseguir declarar o seu imposto.

O que fazer, então, se o prazo está se esgotando? Quem planeja esperar que a maioria dos contribuintes envie a sua declaração, para só no final da noite tentar a sua vez, deve mudar de ideia. O sistema tende ficar lento e deixar para a última hora pode ser arriscado.

Plano B

A alternativa é esquecer a internet é tentar a única opção restante: a declaração por meio de disquete. Mas é preciso se planejar, porque o horário de entrega dessa modalidade de envio é outro.

Caso opte pelo disquete, o contribuinte precisa baixar o programa também no portal da Receita, preencher os campos solicitados e gravá-lo no disquete. Feito isso, basta entregá-lo em alguma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, seguindo o horário bancário, que pode mudar de um lugar para outro.

Pela internet, é possível cumprir com a obrigação até as 23h59min59seg deste sexta-feira. Quem não declarar dentro do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.