x

Contábil

O real valor da Contabilidade para o mundo dos negócios

Uma atividade que lida com a entrada e a saída de dinheiro só poderia estar na vitrine das profissões mais valorizadas no mundo dos negócios. Assim é a Contabilidade.

27/06/2016 13:35:28

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

O real valor da Contabilidade para o mundo dos negócios

O real valor da Contabilidade para o mundo dos negócios

Uma atividade que lida com a entrada e a saída de dinheiro só poderia estar na vitrine das profissões mais valorizadas no mundo dos negócios. Assim é a Contabilidade.

No Brasil, os mais de 500 mil profissionais Contábeis atuantes no mercado são responsáveis pela administração dos tributos e dos recursos de mais de 18 milhões de empresas existentes no País, nos segmentos de serviços, comércio, indústria, agronegócio, financeiro e serviços públicos, segundo dados do Empresômetro.

Também cabe a esses profissionais a administração dos impostos, o que envolve a interpretação das leis contábeis e tributárias, alto conhecimento tecnológico para pilotar os modernos softwares de arrecadação e a observância aos prazos. Sem contar que os profissionais da Contabilidade também precisam atuar como gestores dos números, para transmitir relatórios contábeis precisos aos empresários, a fim de que esses possam conduzir seus negócios com sucesso.

São muitas as responsabilidades! Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, de Outubro de 1988 até Outubro último, foram editadas mais de 5,2 milhões de normas, o que representa cerca de 764 novas regras por dia útil. Dessas, 352.366 são matérias tributárias a serem trabalhadas pelos Contadores.

Ainda bem que os Contadores têm como aliada a tecnologia, como a Certificação Digital. Exigida cada vez mais para o envio das obrigações, ela também pode ser usada em outros processos do escritório de Contabilidade, como explica Leonardo Gonçalves, Diretor de Varejo e Canais da Certisign.

"É quase automático associar o uso do Certificado exclusivamente ao cumprimento das obrigatoriedades, mas a tecnologia também pode ser usada para assinar documentos, por exemplo, o que facilita, e muito, a vida dos Contadores e de seus clientes. Atualmente, é possível formalizar um contrato de prestação de serviço entre o cliente e o escritório com apenas alguns cliques. Basta o Contador submeter o documento ao Portal de Assinaturas, assinar usando o Certificado e enviar diretamente, pela plataforma, ao cliente, que também deverá fazer o mesmo. Sem papel, sem transporte e com validade jurídica".

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.