x

Contábil

Crise econômica faz crescer procura por serviço de assessoria contábil

A sobrevivência em um mercado desgastado e descredibilizado, no entanto, fez crescer a procura pelo serviço de assessoria contábil.

03/08/2016 11:11:44

1,6 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Entrando no segundo ano consecutivo de recessão, o Brasil se transformou em um país pouco favorável para abertura e manutenção de empresas. Não é preciso ir muito longe para ver que a crise acertou em cheio quem tinha o sonho de desenvolver o próprio negócio. Para os que já estavam estabelecidos, a dificuldade causada pela instabilidade política e econômica não foi menor. Resultado: empresas fechando as portas e milhares de trabalhadores desempregados.
  
A sobrevivência em um mercado desgastado e descredibilizado, no entanto, fez crescer a procura pelo serviço de assessoria contábil. Quem optou por insistir na própria empresa, mesmo nos tempos difíceis de crise, buscou amparo profissional. Isso é o que observa Aédi Cordeiro dos Santos, diretor comercial e tributário da JJA Assessoria Fisco Contábil: “A demanda por serviços de consultoria ganha novo perfil, com foco em resultados e orientações para gestão de crise no cenário fiscal. Buscar alternativas dentro da legislação será uma ferramenta muito utilizada nesses próximos dois anos.”, completa.

Para os empreendedores que já haviam se programado para a incursão no mercado, a consultoria de uma empresa contábil especializada é ainda mais importante, principalmente se o empresário não tiver experiência em negócios, “Para muitas pessoas, a contabilidade parece uma disciplina confusa e burocrática. No entanto, ter domínio sobre as rotinas da empresa é indispensável para que ela sobreviva em mercados cada vez mais competitivos. Nesse cenário, uma boa empresa contábil pode ajudar a preencher a lacuna deixada pelo desinteresse, dificuldade e até mesmo falta de tempo dos empresários. “

Apesar do auxílio da consultoria direcionar os caminhos que podem levar a empresa a uma situação econômica mais estável, apenas a atuação desses profissionais não é garantia de salvação para o empreendimento. É preciso que empresa e analistas contábeis trabalhem juntos e falem a mesma língua. “Assessoria contábil não resolve todo e qualquer problema financeiro da empresa, mas aliada a expertise e foco em resultado, buscando dentro da legislação, contribui efetivamente em alternativas que podem trazer resultados positivos para o negócio. “
 
Da mesma forma que existem profissionais dispostos a auxiliar de forma efetiva empresas e empresários, o diretor comercial alerta para os cuidados que devem ser tomados na hora de contratar uma assessoria contábil. Prestar atenção a detalhes como referências, tempo de mercado da empresa e comprometimento, pode ser o que vai determinar a diferença entre um passo a mais para dentro ou para fora do poço em que o empresário está. “É muito importante pesquisar. Uma má assessoria contábil pode colocar em risco todo o negócio. Outro ponto importante e que vale para todo tipo de contratação – desconfie do preço. Há muitos no mercado oferecendo serviços “especializados” a qualquer preço. Profissionais de assessoria contábeis exigem muito trabalho e dedicação. “

Fonte: Jornal Contabil

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.