Na primeira edição do Exame de Suficiência, os percentuais de aprovação de Santa Catarina, tanto na categoria “
contador” como na de “técnico em
Contabilidade”, foram superiores à media nacional. O Estado ainda saiu na frente de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Enquanto o total nacional apontou uma aprovação de 30,83% entre os formandos em
Ciências Contábeis, em Santa Catarina obtiveram aprovação 36,6% dos candidatos que realizaram a prova de “contador”. O Estado só ficou abaixo do Distrito Federal, que obteve 47,9% de aprovação, do Rio de Janeiro, com 41,59% de aprovação, da Paraíba, que apresentou índice de 38,31%, e do Rio Grande do Sul, com 37,38% de aprovados.
Na categoria “técnico em Contabilidade”, os estados do Pará, com 50%, e de Santa Catarina, com 36,36%, apresentaram os melhores percentuais do país, contra uma média nacional de 24,93%.
Na avaliação de Adilson Pagani, vice-presidente de Registro do Conselho Nacional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), os dados divulgados pelo Conselho Federal de Contabilidade mostram que as instituições catarinenses de ensino estão entre as melhores do país.
No entanto, o vice-presidente ressaltou a necessidade dessas instituições investirem ainda mais na melhoria de seus cursos, já que os percentuais obtidos, apesar de melhores que a média, ainda são insatisfatórios. “O Exame de Suficiência é uma oportunidade única para reflexão e adoção de instrumentos que aprimorem a formação de quem está entrando no mercado de trabalho. Somente os profissionais mais bem preparados tem as melhores oportunidades. É assim em qualquer profissão”, completa.
Conforme Pagani, o conteúdo exigido nas provas do Exame foi condizente com o currículo adotado nos cursos de graduação e técnicos.
Fonte: Portal Contábil SC