x

Fortaleza sediará VI Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Ciências Contábeis

Em reunião realizada ontem (1/6) na sede do CRC-CE sob o comando de Clara Bugarim, coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis das IES do Ceará discutiram

03/06/2011 11:58:58

2,3 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Em reunião realizada ontem (1/6) na sede do CRC-CE sob o comando de Clara Bugarim, coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis das IES do Ceará discutiram os detalhes da programação

A capital cearense foi escolhida para sediar o VI Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Ciências Contábeis, que reunirá coordenadores e professores dos cursos de Ciências Contábeis, gestores das IES e dirigentes pedagógicos para discutir a realidade e os avanços da Ciência Contábil no Brasil, nos dias 4 e 5 de agosto de 2011. Essa é a primeira vez que o Encontro ocorre fora do Distrito Federal. De acordo com a contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, "a ideia é que a partir de agora, a cada ano, o evento ocorra em um local diferente".

O evento visa aproximar o Conselho Federal de Contabilidade da realidade das Instituições de Ensino Superior que possuem o curso de Ciências Contábeis no Brasil e busca uma interação entre o perfil desejado para o futuro profissional de contabilidade, face as inovações introduzidas pelas normas contábeis, legislações e as diretrizes curriculares. "Não dá pra fortalecer a classe e imaginar a valorização do exercício profissional sem pensar na qualidade do ensino, por isso, a importância de resgatar a academia", justifica Clara Bugarim.

"Nós temos um desafio muito grande. Sempre dizemos que o grande desafio da nossa classe é manter o nível de qualidade que nós chegamos e a cada iniciativa liderada pelo CFC temos bastante êxito. Essa sexta edição do Encontro de Coordenadores é pra mudar e ousar", afirma Clara Bugarim. A programação do evento contará com painel sobre "Exames e formação continuada - Exame de Suficiência, Exame de Qualificação Técnica, Educação Profissional Continuada", palestras e oficinas sobre diversos temas como "Papel dos Coordenadores de Curso nas Instituições de Ensino".

Uma das novidades será a realização de Encontro Regional dos Professores de Ciências Contábeis em paralelo ao evento. "Não podemos perder essa oportunidade. Se vamos trazer para o Estado um evento de porte e importante vamos criar oportunidades para que os professores participem", disse.

Clara disse ainda que com a volta do Exame de Suficiência "nunca foi tão importante que os professores estejam mobilizados". Segundo ela, o CFC deverá em breve apresentar às instituições de ensino o resultado de sua performance para que os gestores das IES possam dar um suporte para a coordenação do curso. "A melhor fiscalização preventiva do mundo é filtrar quem não tem condição de exercer a profissão", argumenta.

A reunião contou com a presença dos conselheiros do CRC-CE, Clara Germana Campos Gonçalves, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, e Pretextato Mello, vice-presidente Técnico, além de coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis das principais instituições de ensino cearenses.

A iniciativa é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC, Academia Brasileira de Ciências Contábeis - Abracicon, Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará e Universidade de Fortaleza - Unifor.

Fonte: Comunicação CRCCE

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.