x

Fazenda realiza operação contra sonegação fiscal

A Secretaria da Fazenda de São Paulo deflagrou nesta quinta-feira a Operação Etileno para combater fraude fiscal estruturada articulada por empresas do ramo de

14/06/2011 11:26:24

1,6 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A Secretaria da Fazenda de São Paulo deflagrou nesta quinta-feira a Operação Etileno para combater fraude fiscal estruturada articulada por empresas do ramo de plásticos (PET e filmes para embalagens). As operações suspeitas, conforme análise da Secretaria da Fazenda, ultrapassam R$ 600 milhões. As empresas fiscalizadas estão concentradas nas cidades de Jundiaí, Itapevi, Barueri, São Paulo e Manaus.

A suspeita é de que grandes indústrias de São Paulo realizem remessas fictícias de mercadorias para a Zona Franca de Manaus usufruindo de benefícios fiscais concedidos a empresas daquela região. O retorno dessas mercadorias para o Estado de São Paulo, também supostamente fictício, seria realizado apenas documentalmente com o intuito de gerar créditos de ICMS às empresas participantes.

A ação mobilizada pela Secretaria da Fazenda de São Paulo contou com a participação de cinco Delegacias Regionais, de equipe de fiscalização especial da Diretoria Executiva e da Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas, além de apoio policial. Ao todo participaram 47 Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo e quatro fiscais do Estado do Amazonas.

Foram fiscalizados quinze estabelecimentos, sendo dois na região de Osasco, cinco na de Jundiaí, dois na capital, um no ABC Paulista e três em Manaus. A intenção da Secretaria da Fazenda é recuperar créditos fraudados de aproximadamente R$ 100 milhões e coibir a continuidade dessa fraude por meio da representação penal ao Ministério Público das pessoas físicas responsáveis por sua articulação.

Fonte: Diário do Grande ABC

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.