Uma comitiva da Coréia do Sul está em Brasília para uma série de reuniões no Ministério do Trabalho. A visita faz parte de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem por objetivo aperfeiçoar os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine). As atividades começaram nesta segunda-feira (17) e se estendem por toda a semana.
Durante o encontro, representantes do Ministério do Trabalho e da comitiva coreana irão trocar experiências sobre a organização dos seus sistemas de atendimento ao trabalhador na área do emprego. Entre os pontos que serão debatidos estão a funcionalidade do Portal Mais Emprego; a relação entre a procura e a oferta de vagas no Sine; e a integração das bases de dados do Seguro-Desemprego, da intermediação de mão de obra e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O secretário substituto da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) do Ministério do Trabalho, Hélio de Miranda, explica que as reuniões dessa semana são a continuidade de um trabalho que já vem sendo feito e trouxe melhorias para o Sine. "Essa parceria resultou na elaboração de vários manuais, cartilhas e guias de padronização aos gestores e atendentes para melhorar o atendimento ao trabalhador e a infraestrutura física dos postos do Sine", ressalta Hélio Miranda.
Além das reuniões, os coreanos farão uma visita a um posto de atendimento do Sine em Brasília. O objetivo é conhecer, na prática, como funciona o atendimento ao trabalhador.
Fonte: MT