Contabilidade), Amaro Luiz de Oliveira Gomes, garante que diante da economia globalizada, as IFRS (International Financial Reporting Standards - Normas Internacionais de Contabilidade) são essenciais para viabilizar o desenvolvimento e o progresso dos países, para garantir a manutenção, sobrevivência e sucesso dos negócios. Em entrevista exclusiva ao CRCSP Online, ele aborda os avanços e as vantagens das novas normas contábeis.
Quais são os avanços mais significativos que já podem ser notados com a adoção das IFRS?
Hoje, mais de 100 países já adotaram e mais 23 já assumiram o compromisso de aplicar as Normas Internacionais. As pequenas e médias empresas de 73 países já estão aplicando as IFRS. A forte adesão é um estímulo para a geração de negócios entre os países.
Diante desse cenário, qual a missão do Iasb?
Buscamos desenvolver um conjunto de normas contábeis internacionais com alta qualidade, que possam ser usadas globalmente, produzindo demonstrações financeiras transparentes e comparáveis entre as entidades e os países. Por meio do nosso trabalho promovemos a aplicação consistente dessas normas, porém, ainda há certa limitação com relação aos aspectos regionais como legislação, cultura, regulação. No Brasil, existe uma multiplicidade de reguladores que precisam e estão sendo analisados.
Para que haja uma aplicação consistente das IFRS o que os profissionais precisam fazer?
O Contabilista precisa interpretar as informações de forma coerente a fim de reduzir a assimetria de informação, principalmente com relação às pequenas e médias empresas, pois a falta de confiança nas informações produzidas por essas empresas dificulta o seu acesso ao crédito. Hoje, 98% das empresas do Brasil são pequenas e médias empresas que são responsáveis por empregar 42% da força de trabalho.
Ainda existem muitos desafios para a correta aplicação das normas?
A complexidade das organizações e dos negócios, o julgamento profissional das Normas, já que são baseadas em princípios, exigindo dos Contabilistas reflexão, raciocínio e compreensão. É preciso também atrair e manter talentos nas empresas e promover a constante educação e treinamento de mão de obra.
De que maneira o profissional pode aproveitar essas oportunidades?
Com a adoção das IFRS, o Contabilista tem a oportunidade de aprimorar sua formação, tornando-se multidisciplinar, obtendo maior conhecimento dos negócios e se aproximando dos gestores e investidores das empresas. A aplicação das normas viabilizará o trabalho do profissional da Contabilidade, pois seu foco estará direcionado para a essência econômica dos negócios.
Fonte: CRC - SP
Membro do Iasb (International Accounting Standards Board - Comitê Internacional das Normas Internacionais de 
NEGÓCIOS