x

Societário

Selo que reconhece ações contra excesso de burocracia poderá ser instituído no país

O projeto do senador José Agripino (DEM-RN) cria a marca que reconhece e estimula projetos, práticas e programas que, além de ajudarem os cidadãos, simplificam o funcionamento da administração pública

16/11/2016 10:21

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Selo que reconhece ações contra excesso de burocracia poderá ser instituído no país

Selo que reconhece ações contra excesso de burocracia poderá ser instituído no país

Iniciativas que simplificam e melhoram a vida de usuários dos serviços públicos poderão ganhar o Selo de Desburocratização e Simplificação. O projeto (PLS 383/2016) do senador José Agripino (DEM-RN) cria a marca que reconhece e estimula projetos, práticas e programas que, além de ajudarem os cidadãos, simplificam o funcionamento da administração pública.

A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ibope de julho de 2015 mostrou que mais de 77% dos entrevistados achavam o Brasil um país muito burocrático ou burocrático. Já 74% julgavam que o excesso de burocracia faz com que o governo gaste mais que o necessário e 72% acreditam que a redução da burocracia deveria ser uma prioridade.

Na justificativa, Agripino afirmou que a intenção da proposta é diminuir o excesso de burocracia e promover uma simplificação e desburocratização na gestão pública.

— Por meio do selo, serão reconhecidos programas e projetos que efetivamente contribuam para a diminuição da morosidade, do gigantismo e da inércia da máquina administrativa brasileira, com os quais são confrontados diariamente os usuários dos serviços públicos em todo o país — disse.

Na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), o projeto será votado em decisão terminativa (seguirá diretamente para a Câmara, se não houver recurso para votação em Plenário), e aguarda indicação de relator.

Fonte: Agência Senado

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.