x

Trabalhista

Dicas de como aproveitar seu 13º Salário

No dia 30 de novembro será pago a primeira parcela do décimo terceiro. Você já tem o destino certo para a gratificação de natal? Reunimos algumas dicas para lhe ajudar.

28/11/2016 15:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Dicas de como aproveitar seu 13º Salário

No dia 30 de novembro será pago a primeira parcela do décimo terceiro. Você já tem o destino certo para a gratificação de natal? Reunimos algumas dicas para lhe ajudar.

 

Quite ou amortize suas dívidas.

Mesmo com os gastos não controláveis no período de festas, evite usar seu decimo terceiro salário. Tente quitar dívidas adquiridas, priorizando as que cobram mais juros como cartão de crédito, cheque especial.

Antecipe prestações

Pense também em amortizar financiamento de imóveis, veículos, ou até outros como smartphones, computadores e televisores. No caso de veículos, você pode verificar no site da financeira como antecipar parcelas, tente quitar algumas sempre partindo da última. Você verá a economia de juros que isso pode lhe gerar.

Previna-se para as despesas do início do ano

Nós sabemos dos altos gastos que começam a partir de janeiro: matrículas, lista de materiais e uniformes escolares. Você pode programar o valor do IPVA, seguro obrigatório e IPTU, se possível quite a parcela única do IPVA e IPTU, isso vai garantir uma sobra nos próximos meses. Também podemos nos basear no que gastamos no ano anterior, para termos parâmetro de valores, não esqueça de corrigir pelo índice de inflação, a estimativa é de 7% para este ano.

Invista seu dinheiro

Se você não possui dívidas e tem uma boa uma folga financeira, pense em poupar seu décimo terceiro salário. Uma boa carteira conservadora é investir em Fundos DI ou CDB de bancos. Esta reserva pode vir a salvar uma situação inesperada ou investimento futuro em troca de veículo, reformas ou reparos na casa, ou até iniciar um novo negócio.

Caso já tenha uma boa reserva, aposte em soluções de longo prazo como LCI, COE. Mas lembre-se que nestas opções seu dinheiro fica retido por um período.

Programe uma viagem

Todos nós merecemos umas férias de vez em quando. Fechando pacotes de viagens, hospedagens e passagens aeras  com antecedência pode ser muito vantajoso. Por que não reservar uma parte do seu décimo terceiro para programar suas férias do próximo ano, evite os meses de alta temporada.

Compre à vista

Natal e Ano Novo também são sinônimos de gastos extras. É aconselhável optar pelas compras à vista para conseguir maiores descontos e evitar o endividamento com compras parceladas. Independente da forma que aplicar o dinheiro extra do décimo terceiro salário, sempre vale a dica da maioria dos consultores financeiros: não gastar se não pode e investir sempre que puder.

Antecipe as compras de Natal e Ano-Novo

Em vez de deixar tudo para a última hora, aproveite a primeira parcela do décimo terceiro para adquirir os itens das ceias (produtos não perecíveis e congelados) e até mesmo os presentes de amigos e familiares. Você pode pesquisar o melhor preço em vários estabelecimentos, comparar produtos de marcas diferentes e fazer escolhas mais econômicas. De quebra, ainda se livra das lojas cheias.

Invista num curso

Nem toda aplicação financeira consiste em deixar o dinheiro intocado e rendendo. Ela pode estar atrelada à sua educação, por exemplo. É o caso de um curso de idiomas, uma especialização ou até um intercâmbio. Esse tipo de gasto é produtivo, pois pode alavancar a carreira por meio de uma promoção ou até possibilitar a troca de emprego.

Adquira a casa própria

Quem não tem dívidas pode realizar esse sonho, sim. É que alguns bancos financiam até 90% do valor total do imóvel. Sendo assim, você precisa juntar apenas 10% para a entrada, o que fica bem mais fácil com o reforço do décimo terceiro. Muita gente insiste em guardar mais do que o valor exigido para a entrada, mas se esquece de que nesse período de espera muitos imóveis valorizam exigindo um montante ainda maior depois. Vale a pena dar a entrada de uma vez e continuar juntando dinheiro em paralelo para adiantar parcelas e abater os juros.

Saiba mais sobre o décimo terceiro salário

Neste vídeo do Portal Contábeis, o contador Moisés Andrade aborda sobre o tema para esclarecer os principais pontos sobre o 13º salário ou Gratificação de Natal para os Trabalhadores.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.