x

Encontro internacional debate a nova contabilidade empresas brasileiras

Nesta quinta e sexta-feira, Balneário Camboriú sedia o XXIII Seminário Internacional dos Países Latinos Europa – América (Cilea). Profissionais e empresários

21/07/2011 11:18:43

1,6 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Nesta quinta e sexta-feira, Balneário Camboriú sedia o XXIII Seminário Internacional dos Países Latinos Europa – América (Cilea). Profissionais e empresários ligados às classes contábil, econômica e administrativa, do Brasil e de mais 17 países, irão discutir e analisar os efeitos da adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) e sua aplicação nas pequenas e médias empresas. O encontro, que acontece no Hotel Mercure, é uma promoção conjunta do Comitê de Integração Latino Europa – América (Cilea), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC).

O Cilea foi criado em Buenos Aires, em 1997, e possui sede e secretaria permanentes na Itália. A entidade agrupa organismos que representam os contabilistas de países de língua latina e tem como missão favorecer uma comunicação eficaz entre eles, com o objetivo de harmonizar as profissões econômica e contábil dentro do processo de globalização.

A abertura do evento, às 9h30min desta quinta-feira, contará com uma palestra do secretário executivo do Ministério da Fazenda e ministro da Previdência Social, no governo Lula, o contador Nelson Machado, que atualmente integra o Grupo de Estudo das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica do Setor Público. Ele abordará o tema “Sistema de Custos do Setor Público: a Experiência Brasileira”.

Durante os dois dias do encontro, está prevista a realização de vários painéis, com representantes de diversos países. Na quinta-feira (21), após a palestra de abertura, serão debatidos dois importantes temas: o “Impacto das Normas Internacionais de Contabilidade no Sistema Tributário dos Países que Compõem o CILEA” e “Normas Internacionais para Pequenas e Médias Empresas”, este último com a coordenação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Sergio Faraco.

Já na sexta-feira acontecem os painéis “Tecnologias Disponíveis para a Segurança das Informações Contábeis (Governança em TI)” e “Melhores Práticas de Sustentabilidade Econômica e Socioambiental nas Organizações”.

Para os auditores, a participação no evento garante seis pontos no programa de Educação Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Hoje o CILEA reúne 25 organismos profissionais de 18 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia , Costa Rica, Cuba, Chile, Espanha, França, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Romênia, Uruguai e Venezuela.



Fonte: Portal Contábil SC

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.