Atividade econômica teve alta de 0,5% em maio, diz Serasa
Na comparação com mesmo período do ano passado, indicador subiu 3,2%.
Maior crescimento foi registrado na formação bruta de capital fixo.
Do G1, em São Paulo
imprimir O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica registrou alta de 0,5% em maio, em relação ao mês anterior, sem influências sazonais. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, a atividade econômica cresceu 3,2%. Nos últimos 12 meses, o avanço fora de 5,1%.
Quanto à demanda agregada, o maior crescimento foi registrado na formação bruta de capital fixo, com alta de 6,2% sobre abril. Na sequência, aparecem as exportações de bens e serviços, com crescimento de 1,5%. O consumo das famílias teve alta de 0,5% e o consumo do governo, de 0,4%. As importações de bens e serviços, no mesmo período, subiram 0,8% em maio.
Pela perspectiva da oferta agregada, a indústria puxou para cima o ritmo da atividade econômica em maio. Tiveram os menores avanços a agropecuária, com alta de 0,2%, e o setor de serviços, com aumento de 0,7%.
Motivos
O crescimento de 0,5% da atividade econômica em maio fez com que o trimestre registrasse crescimento de 0,7%, após ter apontado alta de 1,0% no trimestre encerrado em abril e de 1,3% no trimestre encerrado em março, descontadas as influências sazonais.
Para os economistas da Serasa Experian, o resultado de maio é reflexo das medidas fiscais e monetárias, "que começam a produzir uma trajetória de desaceleração na economia, em linha com as necessidades de se promover a convergência da inflação à sua meta".
Fonte: G1