x

País está preparado

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, garantiu ontem, em encontro com cerca de 100 empresários na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

02/08/2011 22:28:03

1,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, garantiu ontem, em encontro com cerca de 100 empresários na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que o Brasil passará bem por um possível aprofundamento da crise mundial diante das incertezas que rondam a dívida norte-americana e a economia dos países da Zona do Euro. "O Brasil vem se preparando e está preparado para uma eventual deterioração do cenário internacional", afirmou.

Entre os fatores que garantem o bom momento do país, segundo Tombini, estão o regime de câmbio flutuante, capaz de absorver choques externos, a força do mercado interno e as medidas tomadas em 2008 — com a desoneração de setores da economia — para amenizar os impactos da crise disseminada a partir da quebra do Banco Lehman Brothers. O presidente do BC ainda reforçou que a ampliação das reservas internacionais do país, que passaram de US$ 206 bilhões em setembro de 2008 para os atuais US$ 345 bilhões, mostra a capacidade do Brasil em "prover liquidez em moeda estrangeira em momentos de maior estresse da economia global".

Fonte: Correio Braziliense

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.