x

TSE julga hoje as contas da reeleição de Lula

Consagrado ontem à noite pela revista "IstoÉ" com o título de "O Brasileiro do Ano", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará hoje

13/12/2006 00:00:00

1,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Consagrado ontem à noite pela revista "IstoÉ" com o título de "O Brasileiro do Ano", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará hoje por uma prova de fogo. A partir das 19h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará a prestação de contas de sua campanha à reeleição. Técnicos do tribunal recomendaram a rejeição das contas apresentadas pelo PT. Ex-ministros do TSE apóiam o trabalho dos técnicos e dizem que a contabilidade de Lula não pode ser aprovada sob pena de desmoralizar a Justiça Eleitoral. Na opinião dos ex-ministros ouvidos ontem, o grande problema é o recebimento de doações de fontes proibidas pela lei. No caso, subsidiárias de concessionárias de serviços públicos. Elas doaram cerca de R$ 10 milhões para a campanha petista. "A concessionária não pode doar. À subsidiária aplica-se a mesma regra. Caso contrário, seria muito fácil burlar a lei. Bastaria que a concessionária passasse para a subsidiária a importância e a doação estaria regularizada mediante falseta", afirmou o ex-presidente do TSE, Carlos Velloso. Antes de dar sua decisão, o relator, ministro Gerardo Grossi, deve conceder vista dos autos pelo prazo de 48 horas, para manifestação do procurador-geral eleitoral, Antonio Souza. Se as contas forem rejeitadas, mesmo assim Lula deve ser diplomado na quinta-feira no TSE. (AE)

Fonte: Diário do Comércio

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.