x

Contábil

Neste domingo (26), quase 12 mil prestarão exame para atuar como contador no Estado de São Paulo

Exame de Suficiência é obrigatório para exercer a Contabilidade; no Brasil, são mais de 53 mil candidatos

24/03/2017 09:52:38

5,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Neste domingo (26), quase 12 mil prestarão exame para atuar como contador no Estado de São Paulo

Neste domingo (26/3), das 9h30 às 13h30 (horário oficial de Brasília), mais de 53 mil bacharéis do curso de Ciências Contábeis de todo o país prestarão o 1º Exame de Suficiência de 2017. No Estado de São Paulo serão 11.757 bacharéis.

A aprovação no exame é o principal requisito para obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade e exercer livremente a profissão. No Brasil, somente os cursos de Contabilidade e Direito utilizam esse recurso para nivelar o mercado e para obtenção do registro profissional. 

As provas serão realizadas em 14 cidades paulistas: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo (capital).

Os locais de prova estão disponíveis nos sites da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC – www.fbc.org.br), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC – www.cfc.org.br)  e do CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - www.crcsp.org.br).

Serão exigidos dos candidatos os seguintes conteúdos: Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil e Língua Portuguesa. Para ser aprovado, o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% da prova.

A relação dos aprovados será publicada no Diário Oficial da União e divulgada nos mesmos sites em até 60 dias a partir da data de aplicação das provas.

Profissionais da contabilidade em números

Atualmente, o Brasil possui 530.357 profissionais da contabilidade, incluindo contadores e técnicos em contabilidade. No Estado de São Paulo, este número é de 150.436.

Sobre o Exame

O Exame de Suficiência é estabelecido pela Lei n.º 12.249/2010 e regulamentado pela Resolução CFC n.º 1.373/2011. As provas são aplicadas pela Fundação Brasileira de Contabilidade.

Fonte: CRCSP

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.