x

A experiência impulsiona novas oportunidades profissionais.

Mesmo com um leque de pré-requisitos exigidos dos profissionais pelo mercado de trabalho, a experiência profissional continua sendo um trunfo infalível na hora

10/09/2011 10:00:15

1,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Mesmo com um leque de pré-requisitos exigidos dos profissionais pelo mercado de trabalho, a experiência profissional continua sendo um trunfo infalível na hora da recolocação ou mudança de emprego. Pesquisa realizada recentemente pela empresa global Kelly Services, apontou que 80% dos profissionais entrevistados, em diversas partes do mundo, acreditam que a experiência adquirida foi decisiva para o progresso em sua carreira.

Segundo o consultor Robson Martins, o investimento em educação deve estar sempre na escala de prioridades. “Diante de tantos profissionais com uma ou mais graduações a diferenciação vai recair sobre a experiência acumulada” diz. Em algumas atividades, em que o mercado de trabalho exige além do conhecimento teórico, o prático, a experiência assegura ao empregador a certeza do profissional possuir as habilidades necessárias para desempenhar as funções pretendidas.

Na visão do consultor, a experiência profissional em outras áreas também contribui nos casos em que o profissional pretenda mudar de carreira e buscar novas oportunidades. Segundo Martins, a mudança implicará em muitas outras vertentes que podem ser benéficas, como: adquirir experiências, desenvolver novas habilidades e vislumbrar perspectivas de crescimento na empresa. “Com uma vasta experiência, o profissional poderá se enquadrar mais facilmente às oportunidades disponíveis no mercado de trabalho”.

Caso pretenda mudar de função na empresa em que já atua, o consultor orienta que o profissional demonstre à chefia ou à direção seu interesse em ser transferido para a área em que deseja atuar. “Se o profissional possuir uma boa trajetória, com bons desempenhos, a empresa poderá recolocá-lo, principalmente se o gestor notar que seu trabalho contribuirá para a nova função”.

As experiências profissionais adquiridas no exterior também agregam valor à carreira do profissional, pois, além dos conhecimentos técnicos, ele trará na bagagem aprendizado pessoal e vivência com outras culturas que serão benéficos para o seu aprimoramento.

Fonte: CRC - SP

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.