x

Fazenda/SP e a Junta Comercial colocam em operação novo sistema eletrônico de pagamentos

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) iniciam a partir desta segunda-feira (19) a operação do sistema

20/09/2011 11:09:13

1,8 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) iniciam a partir desta segunda-feira (19) a operação do sistema Ambiente de Pagamentos que permitirá ao contribuinte pagar taxas e impostos via internet banking, rede bancária ou terminais de autoatendimento. O sistema inovador será adotado, nesta primeira etapa, para o recolhimento de emolumentos da Junta Comercial e utilizará o novo Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE-SP), que substituirá gradualmente as guias de recolhimento (GARES).

De acordo com o cronograma da Fazenda, os emolumentos da JUCESP (código de receita 370) passarão a ser pagos por meio do sistema a partir desta segunda-feira. Durante 60 dias, as Gares atuais e o novo documento deverão ser utilizados até completar a transição para o ambiente eletrônico. Após este prazo, somente o DARE-SP será aceito pela JUCESP. O contribuinte terá também a comodidade de efetuar vários pagamentos utilizando um único DARE-SP, eliminando a necessidade de emitir vários documentos para os diversos serviços solicitados. A JUCESP realiza, em média, 1,2 milhão de recolhimentos por ano. No período de janeiro a julho de 2011, registrou 670 mil pagamentos.

A implantação do Ambiente de Pagamentos foi realizada com a colaboração técnica da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). O Banco do Brasil será a única instituição a operar nessa primeira fase e gradativamente o sistema será estendido às demais instituições da rede autorizada pela Fazenda. O acesso ocorrerá pela página da Fazenda no endereço (http://www.fazenda.sp.gov.br/pagamentos). Até o final de 2012 os tributos estaduais ICMS, ITCMD além dos Autos de Infração e Imposição de Multa (AIIM) migrarão para este sistema.

No Ambiente de Pagamentos, o contribuinte poderá gerar e imprimir o DARE-SP, com código de barras e número de controle para pagamento na rede bancária e terminais de autoatendimento, sem a necessidade de digitar valores e dados de recolhimento. O novo ambiente traz também a facilidade de pagamento via internet banking, a partir da residência ou escritório, por derivação de site, com o redirecionamento do usuário para a instituição bancária.

Além das vantagens para os contribuintes, o novo sistema torna mais eficiente a comunicação entre a Fazenda e a rede bancária, que confirmará o pagamento das taxas e tributos em até 15 minutos. Pelo sistema convencional, esta informação chegaria ao Fisco em dois dias. Desta forma, a atualização das informações das bases de dados da Fazenda será mais ágil. A cobrança de débitos não recolhidos e a restituição de valores pagos indevidamente também ganham em rapidez de processo.

Para a Junta Comercial do Estado de São Paulo, o novo sistema permitirá agilização do processo de registro, em função da eliminação de procedimentos custosos de verificação da correção e autenticidade do pagamento de suas taxas.

O sistema Ambiente de Pagamentos permitirá o gerenciamento de pagamento de taxas, custas e multas. Por meio desse sistema, os órgãos prestadores de serviços terão à disposição ferramentas para consulta e confirmação dos documentos de arrecadação. Este conjunto de informações permitirá o gerenciamento e a auditoria dos recolhimentos.

Fonte: Secretaria da Fazenda - SP

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.