O segmento de e-commerce está em alta no Brasil. Essa modalidade de comércio cresceu 9,23% e chegou a 600 mil lojas eletrônicas em 2017, segundo pesquisa sobre o setor.
São cinco tendências que já estão sendo introduzidas por gigantes do varejo como Amazon e Wallmart.
Confira as tendências para o e-commerce
1. Mobile
Atualmente os aparelhos móveis são responsáveis pela maior parte do tráfego online. Segundo dados da pesquisa, 24,2% das lojas virtuais brasileiras possuem sites responsivos para mobile.
2. Mídias Sociais
O uso de mídias sociais pelo comércio eletrônico cresceu quase 12% desde o ano passado. Esse mecanismo possibilita que lojas de menor porte consigam desenvolver estratégias de divulgação adequadas.
3. Aplicativo
Aplicativo próprio é uma tendência voltada mais para o comércio eletrônico de alimentos, diz Gustavo. Cada vez se torna mais importante oferecer uma ferramenta própria para facilitar a experiência do cliente.
4. Sistema “clica e retira”
Esse modelo propõe que o cliente selecione e pague por um produto no site, e depois retire o pedido em algum ponto físico. É uma saída interessante para grandes mercados, como o Wallmart, pois facilita a vida do cliente.
5. Convergência
Algumas empresas estão trabalhando em busca de oferecer experiências diferentes. Na Amazon, por exemplo, o cliente pode pedir roupas na sua casa para provar e depois decidir quais efetivamente vai comprar. As que não interessarem podem ser devolvidas gratuitamente.
Fonte: Abrir Empresa LTDA