x

Carreira

CRCSP e Receita Federal firmam convênio para treinar estudantes cadastrados na entidade

Atualmente, mais de oito mil alunos estão no cadastro do Conselho e poderão ser beneficiados no Núcleo de Apoio Contábil (NAF)

31/08/2017 11:22:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CRCSP e Receita Federal firmam convênio para treinar estudantes cadastrados na entidade

No dia 28 de agosto, o CRCSP e a Receita Federal do Brasil, por meio de sua Superintendência – 8ª Região Fiscal/Divisão de Interação com o Cidadão, firmaram um convênio para que os estudantes de Ciências Contábeis cadastrados no Conselho participem do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

 O NAF é uma iniciativa da RFB que oferece cursos na área Fiscal, visando que os jovens beneficiados pelo Núcleo estejam mais preparados para o mercado de trabalho. Além disso, os alunos poderão praticar o conhecimento adquirido realizando atendimentos voluntários à sociedade.

 Com o acordo, os estudantes com cadastro no CRCSP poderão participar gratuitamente dos cursos virtuais disponibilizados na plataforma da Receita, por meio do NAF.

 O convênio foi assinado pelo presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, e pelo superintendente adjunto da RFB da 8ª Região, Marcelo Barreto de Araújo.

 Também participaram do momento da assinatura Maria Stela Oliveira, chefe da Divisão de Interação com o Cidadão; Ana Paul Sacchi Kuhar, gerente nacional do NAF, e Dennis Shimizu, representante do NAF na cidade de São Paulo.

Presentes, o diretor executivo Claudio Rafael Bifi e a gerente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Simone Sill de Andrade.

 No informativo CRCSP Online desta semana, conversamos com o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion, que explica o objetivo e os benefícios da parceria.

 Como se chama o projeto da Receita Federal?
O projeto chama-se Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) e existe em todo o país. O objetivo é oferecer aos alunos da área contábil treinamentos no segmento fiscal, possibilitando novas vivências.

Por que essa parceria é importante para o Conselho?
O CRCSP realiza diversas ações de integração com alunos universitários e nosso objetivo está totalmente alinhado ao conceito do NAF, que é contribuir para a melhoria da formação do profissional da contabilidade. O treinamento irá enriquecer os conhecimentos adquiridos de forma teórica em sala de aula e os estudantes sairão mais preparados para o mercado de trabalho. Além disso, eles já poderão prestar serviços voluntários.

 Na prática, como será oferecido o treinamento aos alunos cadastrados no Conselho e quais informações receberão?
De acordo com a Receita, a capacitação dos alunos do NAF pode ser feita com a oferta dos seguintes conteúdos:


1- Curso Básico (preferencialmente presencial)
- Educação Fiscal;
- Noções de Estrutura da RFB;
- Noções de Direito Tributário;
- Autoatendimento da RFB

O curso é composto de apostilas, apresentação em slides, avaliação com 10 questões de múltipla escolha. A Receita também está incluindo videoaulas sobre cada um dos temas.

2- Palestras
Além do curso básico são oferecidas para os núcleos cerca de três palestras por ano, o que significa um encontro presencial por trimestre.

3- Plataforma virtual de capacitação
Para a capacitação dos serviços oferecidos no NAF é utilizada uma plataforma virtual onde são disponibilizadas vídeoaulas sobre cada um dos assuntos que os estudantes poderão realizar com a sociedade.  Existe o treinamento presencial, mas muitos alunos do NAF são treinados por esse método web. A utilização da plataforma fica a critério dos coordenadores dos núcleos.

Segundo a Receita, há professores que optam por passar os cursos em sala de aulas, outros passam os conteúdos como dever de casa e depois sanam as dúvidas em sala. Na plataforma também é possível assistir as aulas, compartilhar arquivos, trocar mensagens privadas, trocar ideias com todos os participantes da rede no mural, publicar dúvidas, artigos e realizar reuniões virtuais.

No caso do CRCSP, a Receita explica que uma plataforma será colocada à disposição de todos os alunos cadastrados no Conselho, independentemente de pertencerem ou não ao NAF. O Conselho já possui grupo de estudos na plataforma NAF, onde os estudantes poderão ser inseridos para início das atividades.

 Quantos estudantes de Ciências Contábeis estão cadastrados hoje no CRCSP?
São 8.727. Os estudantes interessados podem efetuar seu cadastro no blog da Comissão CRCSP Jovem, que traz ainda diversas informações sobre o CRCSP e o universo contábil.  

 O CRCSP comemorou o fato de o convênio com a Receita ter sido assinado, coincidentemente, no Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto). Esse trabalho é voluntário?
Sim, isso mesmo. O trabalho realizado pelos técnicos da Receita e que, agora, beneficiará os estudantes cadastrados no CRCSP é feito de forma voluntária. A ação, portanto, vai ao encontro no Programa de Voluntariado da Classe Contábil que incentiva a realização de ações voluntárias por parte dos profissionais. A ideia é que eles utilizem seus conhecimentos técnicos para ajudar pessoas físicas, jurídicas e entidades do Terceiro Setor. Em breve, os estudantes, futuros profissionais, também poderão fazer parte do PVCC. Um dos subprogramas do PVCC chama-se Rede Nacional de Cidadania Fiscal. Os estudantes com cadastro no CRCSP já podem efetuar o cadastro como voluntário, no blog da Comissão CRCSP Social.

Fonte: CRCSP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.