x

Carreira

O Outubro é Rosa!

Se você tem a curiosidade de saber quem foram as primeiras mulheres a se tornarem contadoras, e também saber um pouco mais sobre o Outubro Rosa, fique por dentro neste artigo. Boa leitura!

04/10/2017 12:00:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O Outubro é Rosa!

Se você tem a curiosidade de saber quem foram as primeiras mulheres a se tornarem contadoras, e também saber um pouco mais sobre o Outubro Rosa, fique por dentro neste artigo. Boa leitura!


Quem foram as primeiras contadoras?

  Mary Harris Smith, com apenas 16 anos, trabalhava como contabilista fez sua própria prática no ano de 1888. Após se candidatar a Society of Incorporated Accountants and Auditors diversas vezes e sempre ser rejeitada por ser mulher, ela não desistiu, tornando-se, aos 72 anos a primeira mulher contadora certificada.

Ethel Watts, no ano de 1924, foi a primeira mulher qualificada a passar no exame ICAEW, em segundo lugar, e foi eleita a primeira mulher a participar do comitê de Contadores de Londres, realizando grandes feitos.

Mary T. Washington foi a primeira mulher negra a passar no exame CPA, nos Estados Unidos, anos depois tornando-se a dona de um grande escritório de contabilidade, o Wahington, Pittman & McKeever.  Também temos o notável exemplo da R. Sivabhogam, a primeira contadora da Índia, no ano de 1933.

Maria Clara Bugarim, a primeira mulher presidente do CFC no Brasil

 A jovem Maria Clara Bugarim desde pequena apaixonou-se pela contabilidade vendo o seu pai trabalhar, e seguiu seu sonho, tornando-se uma contadora. Além do curso de Ciências Contábeis, ainda é formada em Administração e em Direito, além de ter duas pós-graduações, um mestrado e dois doutorados. Após tanta dedicação trabalhando como estagiária, foi convidada a diretoria do Instituto de Previdência de Alagoas. Daí, só sucesso: Tornou-se auditora geral do estado, e logo após, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Apesar do preconceito e da falta de oportunidades, estas mulheres não se minimizaram, ao contrário, cresceram cada vez mais, realizando seus sonhos de vida.  É se espelhando nestes exemplos que seguimos em frente. Agora, que tal saber um pouco sobre a origem do Outubro Rosa?

Outubro Rosa  - Origem e Importância

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.  Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo- SP. No dia 02 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa.

É de suma importância que seja realizado o autoexame das mamas, e também a mamografia, onde pode-se verificar o surgimento de algo. Realizar exercícios físicos e uma alimentação balanceada também colaboram para uma vida mais tranquila e saudável. Compartilhe a ideia do Outubro Rosa com outras mulheres e ajude a salvar vidas!

Consulta em: Wikipedia, Outubrorosa.org, First Womens.

Fonte: Wikipedia

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.