x

O tormento para abrir uma empresa e a odisseia para fechá-la

Os obstáculos para abrir uma empresa Os obstáculos impostos aos brasileiros para montar uma empresa levam 120 dias no Brasil para ser vencidos - vinte vezes o

29/09/2011 21:30:11

1,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Os obstáculos para abrir uma empresa

Os obstáculos impostos aos brasileiros para montar uma empresa levam 120 dias no Brasil para ser vencidos - vinte vezes o tempo gasto nos Estados Unidos. Para abrir uma nova firma por aqui, são necessários quinze procedimentos que tramitam em quinze órgãos, entre eles Receita Federal, Previdência Social, prefeitura e secretarias de meio ambiente. Em contrate, no Canadá e na Nova Zelândia o Processo requer um único procedimento. O custo médio de abertura de empresas no Brasil é de 2.038 reais, contra 1213 reais na Colômbia e 280 reais na China. O pior inimigo do Brasil não faria maior dano a nossa economia.

E, os obstáculos para fechar

No Brasil, gastam-se quatro anos para fechar uma empresa. Na Irlanda, quatro meses. O estado brasileiro exige documentos que comprovem ausência pendências fiscais, trabalhistas, tributárias e legais que devem ser entregues, um a um, nas Rceitas Federal, Estadual e Municipal. Alguns desses documentos podem ser obtidos pela Internet. Antes, porém, era preciso ir pessoalmente às repartições. nos anos em que a empresa permanece aberta, a paplaria cresce. Enquanto espera para fechá-la, o empresário precisa prestar oito declarações, como recolhimento de INSS de funcionários (já desligados), e enviar relatórios aos sindicatos.

Fonte: Revista Veja, edição 2236 de 28/09/2011

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.