x

Economia

Projeto obriga presidente do BC a explicar resultados da política antiinflação ao Senado

O presidente do Banco Central poderá ter que explicar ao Senado os resultados da política monetária executada pelo órgão.

12/01/2018 10:44:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Projeto obriga presidente do BC a explicar resultados da política antiinflação ao Senado

Projeto obriga presidente do BC a explicar resultados da política antiinflação ao Senado

O presidente do Banco Central poderá ter que explicar ao Senado os resultados da política monetária executada pelo órgão. É o que determina projeto de resolução do Senado de autoria do senador licenciado Ricardo Ferraço (PSDB-ES). A proposta é relatada por Kátia Abreu (sem partido-TO) e está pronta para análise pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A proposta (PRS 2/2016) altera a Resolução 93/1970, que define as atribuições da CAE, para que o presidente da autarquia seja obrigado a dar explicações sobre a política antiinflacionária do órgão. O autor argumenta que, de 2010 a 2014, por exemplo, o Banco Central adotou uma política de maior tolerância com a inflação, que se manteve próxima do teto máximo nesse período e chegou a dois dígitos em 2015, o que justifica um maior controle por parte do Senado.

Ferraço afirma ainda que a alteração é importante porque as audiências trimestrais com o presidente do BC na CAE apenas discutem as diretrizes, a implementação e as perspectivas futuras da política monetária, sem prever, de modo específico, a avaliação do resultado da política monetária executada.

Em seu voto favorável ao projeto, Kátia Abreu afirma que “esta iniciativa vai democratizar a informação e minimizar as repercussões negativas, inclusive em relação à percepção externa da estabilidade da economia”.

Fonte: Agência Senado

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.