x

SP estuda projeto que dispensa empresas da multa no recolhimento do ICMS

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo irá encaminhar um projeto que dispensa a cobrança de multa dos contribuintes, em caso de irregularidade no recolhimento

04/10/2011 09:01:55

1,4 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo irá encaminhar um projeto que dispensa a cobrança de multa dos contribuintes, em caso de irregularidade no recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). A previsão é que a proposta seja encaminhada no próximo ano.

Atualmente, as empresas são autuadas por infringir à Lei nº 6.374/89, conhecida como Lei do ICMS.

O valor varia de acordo com a situação. No caso de falta de pagamento, a multa equivale a 80% do valor do imposto que deveria ser recolhido. Já quando o documento fiscal relativo à respectiva operação ou prestação é emitido, mas não escriturado regularmente no livro fiscal próprio, a empresa pode ser autuada em 75% do valor do imposto.

Com o projeto, seria regulamentado o artigo 72 da Lei do ICMS, que prevê que o auto de infração e a imposição de multa podem deixar de ser lavrados nos termos de disciplina estabelecida pela Secretaria da Fazenda.

Objetivo

De acordo com a Sefaz, o objetivo é que os contribuintes cumpram com suas obrigações tributárias de forma espontânea. A secretaria acrescentou ainda que o princípio é adotado pelas modernas administrações tributárias do mundo.

“No caso da regulamentação estudada por São Paulo, procurará atender às especificidades do ICMS e suas características que divergem de outros sistemas tributários existentes”, disse em nota.

Fonte: Infomoney

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.