x

Tributário

DIRF - Duplicidade no valor de dedução dos dependentes

Problema: Ao gerar a Dirf, verificamos que em algumas competências está levando o valor da dedução dos dependentes duplicado na coluna de Dependentes.

26/02/2018 16:59:27

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
DIRF - Duplicidade no valor de dedução dos dependentes

DIRF - Duplicidade no valor de dedução dos dependentes

Caminho: Anuais > Informe

Problema: Ao gerar a Dirf, verificamos que em algumas competências está levando o valor da dedução dos dependentes duplicado na coluna de Dependentes.

Quando ocorre / onde se aplica: Ao gerar a Dirf em Anuais > Informe/Dirf > Gerar, quando o colaboradores possui dependentes para Imposto de Renda.

Solução: Existem algumas situações que levam a duplicidade na dedução dos dependentes, conforme abaixo: 

- Quando o colaborador recebe Férias, no mês que ocorreu o pagamento das mesmas, o sistema levará para Dirf as duas bases (Folha Mensal e Férias), que são distintas e de cada uma o sistema deduz os dependentes para apuração do IRRF, por isto a duplicidade do valor dos dependentes.

- O mesmo ocorre quando acontece qualquer pagamento na mesma competência: Diferença de Férias, 13º Salário Complementar, Participação nos Lucros, são bases distintas, logo, duplica o dependente.

Neste caso a orientação é verificar e analisar tudo que foi pago nas competências em questão, se existe algum outro pagamento, ou algum evento com incidência para IRRF que não seja o IRRF mensal, por exemplo: Diferença de Férias, 13º Salário Complementar. Desta forma também acumulará o valor dos dependentes na Dirf.

Fonte: BANCO DE SOLUÇÕES

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.