x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Contábil

Câmara de São Paulo realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, em 9 de abril de 2018, uma sessão solene para prestigiar o Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, foi homenageada na cerimônia.

11/04/2018 08:52

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Câmara de São Paulo realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

Câmara de São Paulo realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, em 9 de abril de 2018, uma sessão solene para prestigiar o Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, foi homenageada na cerimônia, realizada no Plenário 1º de Maio da casa legislativa.

Compuseram a mesa diretora dos trabalhos: a vereadora Edir Sales (PSD), proponente da sessão; a presidente Marcia Ruiz Alcazar; o presidente da Federação dos Contabilistas de São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia; o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, e Kei Marcos Tanaami, filho do presidente do CRCSP na gestão 1967-1968, Tikara Tanaami, que recebeu uma homenagem póstuma na solenidade.

A vereadora Edir Sales realizou a abertura da sessão e passou a palavra a Manoel de Oliveira Maia, que falou em nome das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo. Maia disse estar orgulhoso em participar da solenidade e falou sobre a importância da atuação das entidades contábeis para o crescimento da profissão. “Nenhuma classe profissional é tão unida como a nossa”, destacou o presidente da Fecontesp.

Kei Marcos Tanaami agradeceu a homenagem recebida por seu pai e falou sobre a importância que a profissão tinha para Tikara. “Meu pai dizia que a vida dele tinha como pilares a fé, o esporte e o trabalho, realizado tanto no escritório como na comunidade. Por isto, eu digo que vocês são o motivo da longevidade dele”, declarou Kei. Tikara Tanaami faleceu em 28 de março de 2018, aos 99 anos.

Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho também destacou a importância da Contabilidade. “O trabalho do profissional da contabilidade possui caráter social elevado e é fundamental que continuemos nossa jornada para valorizar cada vez mais a nossa classe”, declarou o conselheiro do CFC.

Ética e transparência

A presidente Marcia agradeceu a homenagem recebida pela Câmara e falou sobre a necessidade de valorizar cada vez mais a profissão contábil. “É muito gratificante quando os 523 mil profissionais da contabilidade brasileiros, sendo mais de 151 mil apenas no Estado de São Paulo, recebem o reconhecimento pelo importante papel que desempenham na sociedade brasileira”, declarou Marcia.

A presidente do CRCSP também destacou a importância da ética e da transparência, qualidades promovidas pelos profissionais da contabilidade, em todas as esferas da sociedade. “Vivemos tempos de travessia. E como foi dito pelo contador e poeta Fernando Pessoa, quem não ousar fazer a travessia ficará para sempre à margem dos novos tempos”, afirmou.

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato, o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Marcio Massao Shimomoto, o presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo, o diretor-presidente da 5ª Seção Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Carlos Augusto Pires, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e o deputado estadual Itamar Borges (MDB), também falaram sobre a importância do profissional contábil na sociedade.

Homenagens a Tikara Tanaami e representantes da classe contábil

Edir Sales agradeceu a presença de todos e reforçou a necessidade de se valorizar cada vez mais a profissão contábil. “Eu sinto que há um fortalecimento muito grande na classe contábil. O estado inteiro está representado hoje na maior casa de leis municipal da América Latina”, declarou a vereadora.

Após as declarações, Edir entregou uma homenagem póstuma a Tikara Tanaami, recebida por seu filho, Kei Marcos Tanaami, e placas comemorativas aos representantes das Entidades Contábeis.

Foram homenageados a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e os presidentes da Fecontesp, Sindcont-SP, Sescon-SP e Aescon-SP, Apejesp, Ibracon – 5ª Seção Regional e APC. Também foram entregues placas comemorativas ao presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Edmir Lopes de Carvalho, recebida pela vice-presidente da regional de São Paulo, Marta Cristina Pelucio Grecco, e do CFC, Zulmir Ivânio Breda, recebida pelo conselheiro da entidade Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho.

Do CRCSP, estavam presentes na solenidade os vice-presidentes de Administração e Finanças, José Donizete Valentina, de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion, de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, e de Registro, Cibele Pereira Costa, o diretor executivo Claudio Rafael Bifi, conselheiros e delegados da entidade.

Compareceram também o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello, o coordenador do Conselho do Setor de Serviços da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), José Maria Chapina Alcazar, e os vice-presidentes do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Junior, e da Apejesp, Irineu De Mula.

Fonte: COMUNICAÇÃO CRCSP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.