x

Valorização da classe Contábil

25 de Abril, dia dos profissionais contábeis

A contabilidade, uma das profissões mais antigas e importantes, comemora 92 anos de existência. O ofício foi instituído em maio de 1926, por João de Lyra Tavares, patrono dos profissionais da contabilidade.

25/04/2018 10:12:07

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
25 de Abril, dia dos profissionais contábeis

25 de Abril, dia dos profissionais contábeis

A contabilidade, uma das profissões mais antigas e importantes, comemora, nesta quarta-feira (25), 92 anos de existência. O ofício foi instituído em maio de 1926, por João de Lyra Tavares, patrono dos profissionais da contabilidade.

Representada pelo Sistema CFC/CRCs – Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade – a classe registra cerca de 530 mil profissionais de contabilidade. Segundo dados recentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no Brasil, os profissionais da área já somam 349.123 bacharéis e 181.250 técnicos em contabilidade.

Em 2010, por força da Lei n. º 12.249 – o termo “contabilista” foi extinto e passou-se a adotar a terminologia “profissional da contabilidade”, referindo-se aos técnicos e contadores; e a data, popularmente conhecida como Dia do Contabilista, passou a ser chamada Dia dos Profissionais Contábeis.

Estatísticas

Números do Conselho Federal de Contabilidade ainda mostram um crescimento contínuo de 2004 para 2017 na quantidade de profissionais contábeis no país. O estado de São Paulo concentra a maioria deles, com 151.300 trabalhadores registrados nos conselhos regionais.

O Brasil também começa a viver uma fase de retomada do crescimento, quando empresas dos mais diversos setores e órgãos públicos precisam de informações e análises financeiras para as decisões de investimentos e ações regulatórias, contribuindo com as oportunidades de trabalho para contadores.

Homens sempre foram a maioria na contabilidade, mas este cenário vem mudando ano a ano. O número de mulheres exercendo a profissão contábil, seja como contadora ou técnica, cresceu 83,94% na última década, enquanto o número de homens cresceu 28,08%.

Mulheres também representam quase 50% dos profissionais graduados em contabilidade, ante 35% em 2004, porém a mulher ainda tem presença relativamente baixa em relação aos cargos de liderança nos principais órgãos que representam a classe contábil no Brasil.

Em entrevista publicada pelo site do CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), a empresária Marcia Ruiz Alcazar, presidente do conselho, afirmou que se as mulheres continuarem com uma busca permanente por conhecimento, em breve alcançarão a igualdade em registro cadastral nos conselhos, já que a quantidade de mulheres aprovadas no Exame de Suficiência tem superado o de homens. “Atualmente, no Brasil, somos 226.581 mulheres e 301.971 homens, entre contadores e técnicos. No Estado de São Paulo, temos 62.581 mulheres registradas e 88.703 homens. ”, disse.

Adaptação: palavra-chave para o profissional da contabilidade

O profissional da área passou de “guarda-livros” a profissional diversificado, que precisa estar cada vez mais atualizado com as novas ferramentas de gestão e com as constantes mudanças na legislação. Ainda assim, a contabilidade continua sendo uma profissão tradicional e clássica, mas longe de ser obsoleta, já que o contador precisou se adaptar aos novos tipos de negócios e abrir-se para novas oportunidades. 

Nos anos 50 e 60, os profissionais contábeis já foram conhecidos e reduzidos ao trabalhador conhecido como “guarda-livros”, mas a partir dos anos 70 a expressão caiu em desuso.  Já nos anos 80, começaram a surgir os primeiros computadores e sistemas de troca de informações, fazendo com que as contabilidades começassem um processo de adaptação sem fim.

Nos anos 90, a inclusão de sistemas de gestão de empresas e a modernização no dia a dia fizeram com que as empresas contábeis começassem a se adaptar às mudanças que seriam constantes.

Atualmente, o profissional da contabilidade passou a ocupar papeis mais estratégicos, atuando também com análise, intepretação e consultoria, auxiliando as gestões das empresas, inclusive nas tomadas de decisões, fortalecendo o contato com clientes e tornando-se referência também em consultoria e negócios.

Por Mariana Bruno para o Portal Contábeis

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.