Networking tornou-se um conceito amplamente falado e recomendado, mas na prática nem sempre é utilizado de maneira assertiva e com potencial de resultados, seja para a produtividade e sucesso dos negócios, ou para futuras oportunidades profissionais.
O termo vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. Trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.
Mas por mais eficiente que o networking possa ser, poucas pessoas sabem como trabalhar e interagir com a rede de contatos, que bem gerida pode aumentar as oportunidades de troca de experiência, de informações sobre vagas de trabalho, indicações e trazer destaque para seu negócio.
Especialistas explicam que o verdadeiro networking deve ser baseado em relações de troca e ganho mútuo, ou seja, não é indicado pensar apenas no benefício individual, mas também no que você tem a oferecer e em conciliar as suas necessidades com possíveis oportunidades.
Manter bons relacionamentos é fundamental para diferentes áreas da vida, e se tratando de uma rede de contatos profissionais, existem vários benefícios na troca de informações, contato e experiências.
No caso do empreendedor, principalmente no início, o networking pode ser de grande auxílio para o crescimento do negócio, e além: pode ser um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos, com conexões mais verdadeiras.
- Saiba se expressar e seja claro para garantir que a pessoa esteja recebendo a informação correta
- Planeje antes de fazer o contato e o faça de maneira personalizada
- Estabeleça um link/motivo de relacionamento (um assunto em comum) com o outro contatoFonte: Por Mariana Bruno para o Portal Contábeis