MOMENTO CONTÁBEIS

Nova lei de autenticação de documentos em reconhecer firma|Veja as informações sobre a EFD|

Contábeis o portal da profissão contábil

18
Oct 2018
02:43

Carreira

Código de Ética Profissional passará por atualização

A Comissão criada para atualizar o Código de Ética Profissional do Contador esteve reunida no dia 15 de maio, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), para avaliar as quase 100 sugestões enviadas pelos profissionais.

21/05/2018 16:55

2.054 acessos

CFC Código de Ética Profissional

A Comissão criada para atualizar o Código de Ética Profissional do Contador esteve reunida no dia 15 de maio, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), para avaliar as quase 100 sugestões enviadas pelos profissionais, na audiência pública, encerrada em fevereiro. Essa foi a primeira reunião do grupo neste ano.

A minuta da norma tem o objetivo de fixar a conduta do contador e está de acordo com os padrões internacionais de ética da profissão contábil. O Código se aplica, também, às prerrogativas profissionais dos técnicos em contabilidade.

As sugestões enviadas foram analisadas e debatidas pelo grupo. “Avaliamos todas as contribuições que recebemos e posso afirmar que muitas delas contribuirão, ainda mais, para o aprimoramento do Código. É um trabalho feito com o aval dos próprios profissionais”, revela o coordenador do grupo, Luiz Fernando Nóbrega.

Ainda, segundo o coordenador, um dos pontos do Código, após a atualização, será o de tornar a questão comercial da profissão mais igualitária. “Existem empresas que usam estratégias de marketing muito agressivas e até ilusórias, em alguns casos, para conseguir clientes”, afirma Luiz Fernando, acrescentando que, no novo Código, estão previstas situações para se coibir abusos, como, por exemplo, ludibriar terceiros com propostas de preços irrisórios de serviços. "Tudo com o intuito de proteção à sociedade e da valorização da profissão", aponta.

O Código vigente traz instruções para formulação de preços, mas, segundo Nóbrega, “temos que levar em consideração também o vulto, a complexidade, a localização do cliente e uma série de outros aspectos. A ideia é de que isso tudo faça parte da proposta de prestação de serviço.”

A Comissão é composta por Luiz Fernando Nóbrega (SP), Rui Cadete (RN), Paulo Walter Schnorr (RS), Mário Lúcio Gonçalves Moura (MG) e Roberto Schulze (ES)>

Fonte: CFC

Enviado por

Adriano Rodrigues

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César