x

Empresarial

Custo Financeiro - qual a participação no resultado de sua empresa?

Se os Custos Financeiros não forem analisados e acompanhados, o futuro empresarial pode ser ainda mais doloroso!!!

15/10/2018 08:38:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Custo Financeiro - qual a participação no resultado de sua empresa?

Custo Financeiro - qual a participação no resultado de sua empresa?

 

É quase que impossível administrar uma empresa sem captar recursos de terceiros, entretanto, é de extrema importância mensurarmos o montante desses recursos e principalmente o efeito deles no resultado da empresa.

A “parceria” banco / empresa faz parte da cultura empresarial brasileira, operações de credito são realizadas constantemente e muitas vezes com custos altíssimos que não são bem interpretados pelos empresários (isso é muito comum). Conhecimentos básicos de matemática financeira poderiam com certeza trazer benefícios no momento da captação, porém, o volume de atividades e de “incêndios” para serem apagados no decorrer do dia, impedem a realização de atividades para agregar conhecimentos aos empresários.

Nesse momento a assessoria realizada por profissionais qualificados pode ser considerada um grande benéfico a empresa, pois a orientação das melhores linhas de créditos disponíveis, prazos, apoio na negociação, entre outras operações podem com certeza trazer ganhos a empresa ou mesmo minimizar perdas com as operações financeiras.

Há empresas que atravessam momentos delicados, seja em função da crise que atravessamos e estamos prestes a sair, ou mesmo por outras razões, tem seu endividamento bancário relativamente alto, e essas operações realizadas de forma repetitivamente para manter a “empresa viva” acabam por danificar por completo os resultados da empresa, essa “bola de neve” como é comumente chamada, vai se consolidando ao longo de meses e anos, ate que num determinado momento, faz com que a empresa “quebre” ou tenha que sentar-se a mesa par uma negociação, seja ela administrativamente (que entendo ser a melhor, de menor custo e mais rápida) ou mesmo jurídica, por meio de advogados buscando a Recuperação Judicial, que além de cara financeiramente tem um custo administrativo e emocional altíssimo, além de ter a eficácia contestada por muitos no meio empresarial, visto que a grande maioria das empresas acabam por encerrar suas atividades.

Como evitar todo esse pesadelo?

Não é fácil, mas a solução é acompanhar mensalmente os resultados empresariais de forma profissional, definindo ações para corrigir pontos identificados como graves de forma contundente e procrastinando-os.

O acompanhamento dos resultados empresariais, e nesse caso, o efeito do custo financeiro nesses resultados, devem requerer ações que resultem na reestruturação da empresa, visando equilibrar suas receitas e despesas, com isso minimizar a necessidades de capital de terceiros e com isso diminuindo mensalmente seus efeitos nos resultados.

É de extrema importância que decisões de gestores e diretores empresariais sejam definidas para esse tipo de controle, ações que retardam essa decisão para quando os créditos bancários são cortados, tendem a comprometer o patrimônio empresarial e também dos sócios, além da continuidade da empresa.

Assim como consultamos um médico quando estamos com um sintoma de falta de saúde e os remédios caseiros já não fazem mais efeito, nessa hora uma empresa de Consultoria e Assessoria Empresarial poderá ser sim a melhor alternativa para se iniciar o “tratamento” que pode ser resolvido muito rápido, ou não, dependendo da gravidade em que se encontra o “paciente”.

Vale pensar!!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.