x

Contábil

Congresso de auditoria recorde comprova fortalecimento da carreira

Mais de 1200 auditores estiveram reunidos em Foz do Iguaçu (PR) para acompanharem apresentações de ícones como Richard Chambers, presidente e CEO do Instituto Global de Auditoria, durante o Congresso Latino-americano de Auditoria Interna - Clai

29/10/2018 16:54:23

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Congresso de auditoria recorde comprova fortalecimento da carreira

Congresso de auditoria recorde comprova fortalecimento da carreira

Um marco na história em torno de debates sobre ética corporativa, desafios tecnológicos e do papel do auditor como guardião da governança eficaz. Estes temas foram destaques durante as mais de 30 apresentações realizadas na 23a edição do Clai - Congresso Latino-americano de Auditoria Interna, que reuniu mais 1200 participantes em Foz do Iguaçu, no maior evento da carreira já realizado na região. Na abertura do evento o ‘Guru” da profissão, Richard Chambers, afirmou que nunca a profissão esteve tão valorizada no mundo corporativo. “Hoje, os acionistas e líderes de empresas privadas e públicas possuem total convicção de que somos seus os olhos e os ouvidos dentro de suas operações.

A responsabilidade é imensa”, alerta o executivo americano que figura na lista dos lista dos 100 profissionais mais influentes da área contábil, no famoso ranking da revista Accounting Today. Richard Chambers é considerado referência global, ao menos entre os mais de 190 mil auditores internos, associados ao The IIA – The Institute of Internal Auditors, organização da qual é presidente e CEO , tida como a ‘FIFA’ da auditoria interna no mundo, presente em mais de 170 países. No primeiro dia do Clai também ocorreu o importante anúncio oficial do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) que apresentou o programa de inteligência artificial “Malha Fina de Convênios”, um projeto que usa tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning) para análise automatizada. Trata-se de um estoque de 15,3 mil prestações de contas pendentes que somam mais de R$ 16,7 bilhões. A operação da ferramenta contribuirá para uma significativa redução no prazo médio da fase de prestação de contas de quem recebe recurso da União, que atualmente supera 2,2 anos para obras e 2,8 anos para bens e serviços.

Com a inovação, estima-se um benefício imediato de aproximadamente R$ 114 milhões decorrentes da redução dos custos administrativos (a exemplo da remuneração de servidores) relacionados à análise do passivo existente. Outros destaques internacionais também estiveram em ação no congresso como o executivo japonês Naohiro Mouri – Novo chairman do Instituto Global de Auditoria, que é vice-presidente da gigante de seguros AIG – American International Group. Ele convocou os auditores presentes a ‘elevarem os padrões’ em nome da ética e das boas práticas de gestão e governança. Já Jonathan Calvert, escritor e editor do jornal britânico The Sunday Times, também fez uma surpreendente apresentação. Considerado um dos mais respeitados jornalistas investigativos da Europa, responsável por revelar o escândalo conhecido como ‘Fifa Files’, ele mostrou técnicas de investigação jornalística que poderiam ser aplicadas por auditores em seus ambientes de trabalho.

De acordo com Braselino Assunção, diretor geral do IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil, uma das entidades promotoras do Clai, o sucesso do congresso - que teve que encerrar as inscrições antecipadamente devido a alta procura - retrata o quanto a profissão vem sendo valorizada pelo mercado. “Os auditores estão nos holofotes dos grandes acontecimentos. São eles os guardiões da ética e governança corporativa e a melhora dos níveis de transparência e confiabilidade de uma organização, passa, efetivamente, pelo crivo desses profissionais”, comenta Assunção. Outros destaques Passaram também pela plenária central do congresso, nomes como Paul Sobel – Considerado uma das “100 pessoas mais influentes de finanças do mundo” em ranking elaborado pela renomada revista Treasury & Risk. O executivo é atual chairman do COSO, Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, e tido como um dos maiores experts em gerenciamento de riscos no planeta. Em sua apresentação Paul Sobel ressaltou a necessidade de o auditor estar sempre à frente de possíveis riscos e preparado para surpreendentes desafios tecnológicos. “Big Data e Inteligência Artificial na auditoria já são realidades. A proatividade deve ser cada vez mais estimulada dentro das áreas de auditoria, pois o dinamismo causado pela revolução tecnológica trouxe benefícios, mas também novas provocações para a gestão de riscos”, afirma Sobel. Além de experts internacionais, o congresso foi palco da apresentação de estudos globais com a pesquisa produzida pela Deloitte, em conjunto com o IIA Brasil Os resultados de um extensivo levantamento realizado com 1.156 empresas de 40 países (sendo 143 no Brasil), revela os atuais desafios e tendência da auditoria interna, no país. Entre os dados que chamam a atenção, mais de 40% dos líderes da carreira no Brasil participantes da pesquisa, acreditam que sua área tem forte impacto e influência dentro da organização.

Outro dado importante revela que a maioria dos executivos entrevistados no país (93%) acredita que suas organizações estão cientes das habilidades e dos serviços da área de Auditoria Interna, e 87% avaliam que suas áreas são vistas de forma positiva ou muito positiva dentro da organização. No último dia do congresso, Mauro Ribeiro, Procurador da Fazenda Nacional e Diretor de Governança e Avaliação de Empresas Estatais, falou sobre a implantação da Lei das Estatais (13.303/16) que passou a entrar em vigor nesse ano. “Nossa constatação é que ainda há imenso desconhecimento das auditorias internas sobre a abrangência e de detalhes da lei,”, afirma Ribeiro. O evento teve ainda a curiosa apresentação de Bernardinho do Volleyball - um dos maiores vencedores da história do esporte que falou para uma plateia repleta de auditores, sobre aspectos de liderança e resiliência que envolve o trabalho de atletas de auto nível, comparando-os com alguns desafios cotidianos de auditores internos.

O local do próximo congresso da carreira já foi anunciado e acontecerá em Florianópolis (SC), em setembro do próximo ano Serviço CLAI – 23º Congresso Latino-americano de Auditoria Interna Quando: 21 a 24 de outubro Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center - Av. Olímpio Rafagnin, 2357 – Foz do Iguaçu informações: [email protected] – Tel.: (11) 5095-4045 – claiflai.org Sobre o IIA Brasil O Instituto dos Auditores Internos do Brasil completou 57 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países associados ao The Institute of Internal Auditors –A, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros institutos como o IIA de Angola. No Brasil, a entidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna. Mais informações sobre o IIA Brasil – Tel.: (11) 5523-1919 – iiabrasil.org.br Imprensa: Amanajé Comunicação - (11) 2674-4472 / 98160-7110 – Carlos Marcondes - [email protected] / amanaje.com.br

Fonte: Instituto dos Auditores Internos do Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.