x

Trabalhista

Cresce participação pretos e pardos no mercado de trabalho

Os dados apontam para um recuo na contratação da modalidade raça/cor branca

31/10/2018 09:19:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cresce participação pretos e pardos no mercado de trabalho

Cresce participação pretos e pardos no mercado de trabalho

A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho apontou que, em 2017, houve um avanço na contratação de pretos e pardos no país em comparação a 2016. O destaque ficou com o nível superior (completo e incompleto), no qual a participação cresceu 8,6% e 2,9%, respectivamente. Na mesma faixa de escolaridade, houve um aumento de 0,1% da mão de obra branca. 

Segundo o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, os dados apontam um avanço na diminuição da desigualdade racial nos postos de trabalho. “Estamos trabalhando para que esse tema seja prioritário em nossa pasta. É fundamental que a mão de obra brasileira seja qualificada e tenha oportunidade de atuação, independentemente dos critérios raça e cor”, afirmou. 

Em relação ao ensino médio (completo e incompleto), a Rais também apresentou um crescimento no número de vínculos formais de trabalhadores pretos (4,3%) e pardos (1,9%). No entanto, o maior avanço nesse nível de escolaridade foi percebido na modalidade raça/cor indígena, com um crescimento de 5% na comparação com os dados de 2016. Já nas categorias branca e amarela, a análise apontou uma redução nas contratações, de -1,6% e -4,8%, respectivamente. 

Entre as regiões com o maior número de contratações de pretos e pardos está a Sudeste, com 6,7 milhões. Os setores com maior representatividade da mão de obra foram Serviços (6.289.889), Comércio (3.529.199) e Indústria de Transformação (2.433.256). 

Quanto aos indígenas, a maioria das contratações também ocorreu na região Sudeste, com 32.644 pessoas, e nos mesmos setores: Serviços (38.556), Comércio (14.331) e Indústria de Transformação (10.999). 

Rais – A Rais é a base de dados mais completa sobre empregadores e trabalhadores formais no Brasil. O documento é um dos mais importantes para as estatísticas brasileiras, porque traz informações sobre todos os empreendimentos formais do país, desde aqueles sem nenhum funcionário até empresas com milhares de empregados. A partir dos dados da Rais é obtido o perfil das empresas e dos trabalhadores brasileiros, que serve para a elaboração de políticas públicas de emprego do governo e para o pagamento de benefícios.

Fonte: Ministério do Trabalho

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.