x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Tributário

OPERAÇÃO TRITÃO combate desvios de recursos públicos na Codesp

Receita Federal faz parte de força-tarefa que cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em três estados e no Distrito Federal

31/10/2018 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
OPERAÇÃO TRITÃO combate desvios de recursos públicos na Codesp

OPERAÇÃO TRITÃO combate desvios de recursos públicos na Codesp

A Receita Federal, a Polícia Federal, a Controladoria Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União deflagraram hoje (31/10) a Operação Tritão, resultado de investigação de associação criminosa que atuava na Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) com o intuito de desviar recursos públicos mediante a realização de licitações irregulares de diversas áreas. O esquema contaria com o auxílio de funcionários da própria Codesp.

As licitações investigadas apresentam inúmeros indícios de irregularidade, destacando-se o direcionamento a determinadas empresas e o superfaturamento dos contratos. Além disso, vários processos não atendiam aos critérios mínimos exigidos por lei, inclusive contra a recomendação dos órgãos de controle externo. No curso das investigações, também foram detectados pagamentos indevidos a prestadores de serviço.

O valor total dos contratos investigados na operação supera o montante de R$ 37 milhões. Eles foram firmados principalmente com empresas da área de tecnologia que também prestam serviços a outros órgãos públicos.

Sete mandados de prisão e 20 de busca e apreensão estão sendo cumpridos por auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, policiais federais e auditores da CGU. As ações ocorrem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará e no Distrito Federal.

O nome da operação remete a Tritão, conhecido como rei dos mares na mitologia grega.

Instituições participantes da operação atenderam à imprensa hoje na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.

Fonte: RECEITA FEDERAL

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.