x

Trabalhista

INSS pode ser obrigado a fazer acordos com outros órgãos para realizar perícias médicas

É o que propõe o Projeto de Lei do Senado (PLS 154/2018), aprovado nesta quarta-feira, dia 7, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Casa.

07/11/2018 13:11:45

267 acessos

INSS pode ser obrigado a fazer acordos com outros órgãos para realizar perícias médicas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser obrigado a celebrar acordos com outros órgãos públicos para ampliar a capacidade de antedimento aos segurados que necessitem de perícia médica para obter ou manter benefícios. É o que propõe o Projeto de Lei do Senado (PLS 154/2018), aprovado nesta quarta-feira, dia 7, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Casa.

De acordo com a proposta, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), se não tiver condições de fazer as perícias em uma determinada região por falta de médicos peritos ou por incapacidade física, o INSS ficaria obrigado a celebrar convênios, termos de execução, fomento ou colaboração, ou até acordos de cooperação técnica para a realização dos exames, sem prejuízo para os segurados.

A proposta é de uma alteração na legislação previdenciária. Mas a supervisão e a coordenação do trabalho de perícia médica continuaria a cargo do INSS.

Segundo Vanessa Grazziotin, no Brasil haveria somente 3.721 médicos peritos da Previdência Social (dados de fevereiro deste ano). O Amazonas, por exemplo, teria somente 37 profissionais. por conta da falta de pessoal, a presença de muitos peritos nas agências seria esporádica. No caso do interior, a situação seria mais grave, obrigando as pessoas a se deslocarem para a capital.

A proposta, agora, vai seguir para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Fonte: EXTRA

MATÉRIAS RELACIONADAS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.