Os micro e pequenos empresários das cidades de Tabatinga, no Amazonas, e Letícia, na Colômbia, receberam oficinas de capacitação realizadas pelo Projeto de Integração Fronteiriça. A ação foi desenvolvida, nesta terça e quarta-feira (14), pela CAIXA e pela Banca de las Oportunidades, da Colômbia, sob a coordenação do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
As cidades beneficiadas fazem parte da região da tríplice fronteira Brasil/Colômbia/ Peru, e a cidade colombiana de Letícia é um importante porto fluvial e comercial que beneficia os três países. O Projeto Integração Região de Fronteira foi firmado em maio de 2017 com o objetivo de desenvolver a região e propor ações para atuação conjunta.
Para Marcos Lima, gerente de Estratégia de Clientes Varejo MPE da CAIXA, a capacitação realizada contribui para o desenvolvimento econômico e social da região. “Dessa forma, também favorecemos o cumprimento da ambição estratégica da CAIXA que é fortalecer os micro e pequenos negócios”, afirmou Lima.
As oficinas oferecidas buscaram oferecer ao empresariado da região capacitação sobre educação financeira e o acesso a produtos e serviços bancários. O processo de migração para o mercado formal também foi alvo de estudo pelos microempresários, que convivem em uma Zona de Livre Comércio, amparada por medidas de tributação diferenciadas.
Cooperação técnica internacional
O Projeto de Integração Fronteiriça é parte das ações de Cooperação Técnica Internacional (CTI) realizadas pela CAIXA. Essa modalidade de cooperação é entendida como um aprofundamento das relações do Brasil com outros países para a integração política, econômica e social.
Há mais de dez anos a CAIXA tem atuado na execução de projetos de cooperação internacional. Neste período, foram executados 14 projetos que deixaram 64 realizações e legados em países da África, América Latina e Oriente Médio.
Ao todo 166 empregados participaram diretamente das atividades de CTI e se capacitaram por meio desse instrumento de política externa, que também abriu as portas do banco para o mundo.
Fonte: CAIXA